Com 43 livreiros e 62 escritores convidados, 34ª Feira do Livro de Caxias do Sul abre nesta sexta - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Literatura28/09/2018 | 07h00Atualizada em 28/09/2018 | 08h25

Com 43 livreiros e 62 escritores convidados, 34ª Feira do Livro de Caxias do Sul abre nesta sexta

Bancas abrem ao meio-dia. Às 18h30min tem show do Grupo Yangos

Com 43 livreiros e 62 escritores convidados, 34ª Feira do Livro de Caxias do Sul abre nesta sexta Porthus Junior/Agencia RBS
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

Ler para ser a mudança, feliz, sonhador, único, criativo, o que você quiser. A partir desta sexta-feira e pelos próximos 16 dias, a Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul, transforma-se num território fértil para a imaginação e parada obrigatória para quem aprecia tudo o que a literatura proporciona. Com abertura às 18h30min, com show do grupo Yangos, a 34ª Feira do Livro de Caxias do Sul promete movimentar a região central da cidade com uma programação diversificada para todas as idades.

Nas 43 bancas, que estarão abertas já a partir do meio-dia, os descontos podem chegar a 20%. Além disso, 62 escritores nacionais e internacionais participarão de 24 bate-papos e 16 palestras abertas à comunidade, somando-se às 80 sessões de autógrafos agendadas até o dia 14 de outubro. Além dos autores locais, participam a paraibana Maria Valéria Rezende, a mineira Marilda Castanha, a peruana Glória Kirinus, a argentina Anabella López e o nigeriano Sunny (Ikechukwu Sunday Nkeechi).

Leia mais
62 escritores nacionais e internacionais participarão da 34ª Feira do Livro de Caxias do Sul
Com destaque para o chafariz, saiba como será a estrutura da 34ª Feira do Livro de Caxias do Sul
Escritora Rejane Romani Rech será a patrona da 34ª Feira do Livro de Caxias

A diretora do Departamento do Livro e da Leitura da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), Maria Cristina Tiburi Pisoni, destaca três pontos da estrutura. O primeiro deles é a integração do chafariz ao projeto. Diferentemente de edições anteriores, quando era coberto por um tablado, a fonte d'água ficará aparente, o que, segundo Maria Cristina, proporcionará uma melhor circulação e iluminação ao evento:

— O chafariz será o coração da feira. O espaço da praça será muito mais amplo.

Veja a programação de sábado e domingo.

A diretora também salienta a ocupação das calçadas ao longo das quatro ruas do entorno da praça, deixando a feira maior e melhor distribuída. Maria Cristina chama a atenção para a transferência da área infanto-juvenil para a alameda da Rua Marquês do Herval, onde ficarão instalados nove livreiros e um palco exclusivo. Os espaços do Sesc, do Sesi,  da Kombi Taru e do Clube de Leitura Quindim completam a área da feira destinada às crianças e adolescentes.

— O hábito da leitura a gente cria desde que o bebê nasce, então queremos dar essa continuidade porque chega um período em que os jovens começam a perder o interesse. Queremos trazer esse público de volta. O espaço do Sesc, por exemplo, terá uma programação muito voltada para a literatura fantástica e que deverá agradar bastante — afirma.

Além da Praça Dante, haverá atividades no Teatro Pedro Parenti (Maratona de Contação de Histórias), na Galeria Gerd Bornehim (25º Proler e exposição), na Biblioteca Pública (bate-papos e palestras), no loft do Recreio da Juventude (Passaporte da Leitura), o Café da Velha (Órbita Literária) e o Museu Municipal (exposição). A programação contempla ainda cerca de 30 atrações musicais.

— Eu diria que a Feira do Livro é um patrimônio cultural da cidade e seu objetivo é humanizar a praça, tornando-a parte do dia a dia das pessoas — resume Maria Cristina.

Trânsito
A quadra da Rua Dr. Montaury será fechada durante dois domingos para a realização de programação paralela à Feira do Livro. No dia 7 de outubro, o fluxo de veículos será interrompido à tarde para uma exposição de carros antigos. No dia 14, a via será bloqueada durante todo o dia para a realização de um festival de churros.

Faça um passeio virtual pela estrutura da 34ª Feira do Livro de Caxias do Sul:

Dicas da patrona


Patrona da 34ª Feira do Livro, a escritora Rejane Romani Rech preparou uma lista com sugestões para os leitores do Pioneiro. Aos 61 anos, Rejane é professora e autora de seis livros. É a terceira vez consecutiva que uma mulher ocupa o cargo de patrona.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL 26/09/2018Rejane Romani Rech, patrona da  34ª Feira do Livro de Caxias do Sul. (Felipe Nyland/Agência RBS)
A escritora Rejane Romani RechFoto: Felipe Nyland / Agencia RBS

Ela terá como companhia, durante a Feira, a professora Magda Regina Corsetti Torresini, 72, eleita a Amiga do Livro. Magda, 72 anos, é formada em Letras pela Universidade de Caxias do Sul (Língua e Literatura Portuguesa) e em Língua Francesa pela Nancy Universitè.

1. Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres, de Clarice Lispector.
— É um verdadeiro hino ao amor. Considero uma obra-prima da literatura brasileira principalmente porque a autora seduz o leitor através da linguagem e da sua capacidade de dizer o indizível.

2. Os Catadores de Conchas, de Rosamunde Pilcher.
— Uma história envolvente, inesquecível, e de grande sensibilidade. É ambientada em Londres e na Cornualha.

3. Fazes-me Falta, de Inês Pedrosa.
— A literatura portuguesa contemporânea em grande estilo e demonstrado já na própria sonoridade do título.

4. Tetralogia Napolitana: A Amiga Genial, História do Novo Sobrenome, História de Quem Foge e de Quem Fica, História da Menina Perdida, de Elena Ferrante.
— Uma série escrita com maestria, o bem e o mal alternando-se na história de duas amigas e um grande painel da História italiana depois da Segunda Guerra.

5. Os Vestígios do Dia, de Kazuo Ishiguro.
— Prêmio Nobel de literatura 2017, uma obra bem elaborada, refinada, sutil.

Programe-se
:: O quê: 34ª Feira do Livro de Caxias do Sul.
:: Quando: de 28 de setembro a 14 de outubro. Cerimônia de abertura dia 28, às 18h30min, com show do Grupo Yangos. A área geral abre das 12h às 20h, de segunda a sexta-feira, domingos e feriado, e das 9h às 20h, aos sábados. A área infantojuvenil abre das 10h às 20h de segunda a sexta, domingos e feriado, e das 9h às 20h, aos sábados.
:: Onde: Praça Dante Alighieri.
:: Quanto: entrada franca.

Leia também
Tom Cavalcante apresenta show de stand up, nesta sexta, em Caxias
Festival Bonecos Canela completa 30 anos em 2018
Glória Maria será atração em Caxias em outubro
Caxienses da Ligante Anfetamínico comemoram 20 anos de estrada

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros