Caxienses da Ligante Anfetamínico comemoram 20 anos de estrada - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Música26/09/2018 | 09h55Atualizada em 26/09/2018 | 10h16

Caxienses da Ligante Anfetamínico comemoram 20 anos de estrada

Banda se apresenta neste sábado, no Motorcycles Pub

Caxienses da Ligante Anfetamínico comemoram 20 anos de estrada Felipe Nyland/Agencia RBS
Formação tem Alex Bonfim (baixo), Esqueleto (vocal), Luciano Paim (bateria) e Jocemar (guitarra) Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

Poucas bandas autorais surgidas na Serra se deram ao luxo de completar 20 anos de trajetória ininterrupta. Se um exemplo é a roqueira Blackbirds, que neste ano chegou ao 21º aniversário, outro grupo que agora sopra vinte velinhas em plena atividade é a Ligante Anfetamínico, nome que ninguém esquecerá no dia em que se biografar a história do punk e da cena underground caxiense.  Com a presença de duas outras bandas convidadas, Os Horácios e a Yesomar, ambas de Porto Alegre, o quarteto formado por Esqueleto (vocal), Jocemar (guitarra), Alex Bonfim (baixo) e Luciano Paim (bateria) faz show neste sábado no Motorcycles Pub, no que promete ser uma das maiores festas punk já vistas nas montanhas gaúchas.

Leia mais:
3por4: Ligante Anfetamínico comemora aniversário com disco de vinil

Além do show, a ocasião irá marcar o pré-lançamento de uma coletânea em vinil, que irá reunir algumas das principais músicas presentes nas duas demos e nos três CDs de estúdio lançados até aqui, como Nas bordas do coração e Punk dos Pampas – essa a mais pedida e cantada pelos fãs nos muitos shows já realizados pelo Estado. O único exemplar já prensado da coletânea será sorteado durante o show, assim como uma vitrola. A intenção é divulgar o trabalho para que interessados façam suas reservas, na hora ou pelas redes sociais da banda, e a tiragem seja feita de acordo com a demanda. 

– Foi um trabalho em que a gente selecionou algumas músicas de cada disco e remasterizou todas elas especificamente para o vinil, ficando com um som muito legal. Como chegou essa primeira unidade para a gente ver o resultado, resolvemos sortear para a galera. Quem não ganhar só tem que nos procurar para fazer sua encomenda, o que com as redes sociais é bem fácil – destaca Esqueleto, alcunha de Márcio Selistre. 

Nascida no bairro Cruzeiro, com uma formação da qual resta, além do vocalista, apenas o baterista Luciano Paim, a Ligante passou por diversas fases, com diversos componentes. Ora puxou mais para o punk e hardcore, ora para o rock, mas sempre se manteve independente. A única coisa que o vocalista lamenta é que, numa cena que se propõe alternativa, haja muitas pessoas com o pensamento fechado para mudanças:

– Eu sou uma pessoa que escuta punk rock 24 horas por dia, mas não sou mais o mesmo que era lá atrás. Faz cinco anos que não bebo, não fumo, não uso qualquer droga. Muita gente critica essa postura, acha que fiquei careta, que a banda mudou muito o som, o visual. Mas a atitude punk está no pensamento, em fazer o que dá vontade, não em outra coisa.

Pensando no futuro, o vocalista promete que a banda nunca irá “cair na mesmice”. Segundo Esqueleto, é um traço que caracteriza essa trajetória, até pelas tantas mudanças na formação, que acarretaram diferenças também na sonoridade:

– A gente busca estar sempre se reinventando. Uma coisa certa é que hoje a gente se tornou mais seletivo para marcar os shows e as viagens. Não é por ser chato, mas evita um desgaste muito grande com lugares que não oferecem uma estrutura mínima, não atraem tanta gente. Uma boa saída é o intercâmbio, convidar uma banda para vir tocar aqui, depois ir tocar na cidade dela.

Programe-se
:: O quê: show de aniversário da Ligante Anfetamínico, com Os Horácios e Yesomar.
:: Quando: sábado, às 23h30min.
:: Onde: Motorcycles Pub (Matteo Gianella, 1.444), em Caxias.
:: Quanto: R$ 25, no local.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL 24/09/2018Banda Punk Ligante Anfetamínico, completa 20 anos de estrada. (Felipe Nyland/Agência RBS)
Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

Leia também:
Em show acústico, Nei Van Soria relembra criação de canções, em Caxias
Agenda: Verlu Macke e Silvana Boone participam de bate-papo no Ordovás, nesta quarta
3por4: Projeto itinerante Voos da Alma leva universo lúdico a escolas de Caxias
Agenda: 4º Alouca'n Draw ocorre nesta quinta

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros