Baseada em observações do ser humano, mostra de Marina Rombaldi abre nesta quarta no Alouca Café, em Caxias do Sul - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Exposição11/09/2018 | 08h00Atualizada em 11/09/2018 | 08h00

Baseada em observações do ser humano, mostra de Marina Rombaldi abre nesta quarta no Alouca Café, em Caxias do Sul

Ideia da artista é trazer o espectador para mais próximo de seu universo criativo

Baseada em observações do ser humano, mostra de Marina Rombaldi abre nesta quarta no Alouca Café, em Caxias do Sul Porthus Junior/Agencia RBS
Estudante de Artes Visuais, Marina resgatou trabalhos produzidos nos últimos anos para compor a mostra que abre nesta quarta-feira Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

A mente de Marina Rombaldi é um território fértil por onde circulam personas dos mais diversos tipos. Da cabeça fervilhante da estudante de Artes Visuais surgem criaturas como as que o público poderá conferir na exposição Dos Acasos: Você Já Está Atrasado Para Cair no Seu Abismo, em cartaz a partir desta quarta-feira, no Alouca Café, em Caxias do Sul. A mostra, a primeira individual da jovem artista de 22 anos, reúne pinturas e desenhos baseados em suas observações do cotidiano, com foco especial nas pessoas.

— Não faço baseada em pessoas determinadas, por isso digo que são ninguém e são todo mundo. São traços que vou gravando mentalmente das pessoas que vejo. Então são uma mistura de todas elas — afirma.

A ideia de expor surgiu como uma provocação de tentar trazer o espectador para mais próximo de seu universo criativo. Para isso, Marina resgatou desenhos produzidos há cerca de dois anos e, a partir deles, realizou estudos a respeito do que já tinha trabalhado, por meio de recriações e releituras. Assim, quem conferir a mostra, até 20 de outubro, poderá ver detalhes de como os trabalhos saíram da imaginação para o papel e para a tela, a partir de técnicas como pastel e tinta acrílica sobre papel, mescladas com costura e sobreposição de lona.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 10/09/2018. Artista plástica Marina Rombaldi, que abrirá a exposição Dos Acasos: você já está atrasado para cair no seu abismo. (Porthus Junior/Agência RBS)
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

— Achei que fosse interessante fazer que o observador entrasse na minha cabeça e pudesse perceber os estudos, os rascunhos, os textos que escrevi e que são base para tudo _ salienta Marina, que no fim do ano se tornará bacharel pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Ao falar sobre o título da exposição, Dos Acasos: Você Já Está Atrasado Para Cair no Seu Abismo, a artista cita o filosofo e ensaísta inglês Francis Bacon (1561-1626) ao dizer que os seres humanos são obcecados por eles mesmos. Daí vem um pouco da inspiração para a mostra:

— Esses personas, como são muitas pessoas, mas também não são ninguém, assim acredito que são as pessoas: abismos, infinitos, e que dentro delas existem muitas coisas. E meio inacabados, porque é um estudo dentro da minha própria produção. Chega um ponto que, mesmo que o desenho esteja inacabado, ele já está pronto. Gosto muito do rosto e do texto, da palavra. O rosto acaba sendo o que define a pessoa — reflete.

Programe-se
:: O que:
exposição Dos Acasos: Você Já Está Atrasado Para Cair no Seu Abismo, de Marina Rombaldi.
:: Quando: abertura amanhã, às 19h30min. Visitação até 20 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h, e aos sábados, das 13h às 18h.
:: Onde: Alouca Café (Rua Os 18 do Forte, 2.331, São Pelegrino).
:: Quanto: entrada franca.

Leia também
Oficina Desenhança propõe experiência que alia desenho e dança no próximo sábado, em Caxias do Sul
Vinicius Modelski ministra oficina gratuita de guitarra gaúcha em Caxias do Sul
Caxias do Sul chama atenção pela produção de peças de design exclusivas e também por exportar talentos

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros