Mostra Tum Tum Instrumental apresenta Tango Duo e El Club de Tobi neste domingo, em Caxias - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Música03/08/2018 | 08h00Atualizada em 03/08/2018 | 08h00

Mostra Tum Tum Instrumental apresenta Tango Duo e El Club de Tobi neste domingo, em Caxias

Atrações vêm de Porto Alegre e Montevidéu, respectivamente. Shows ocorrem no Teatro Pedro Parenti

Mostra Tum Tum Instrumental apresenta Tango Duo e El Club de Tobi neste domingo, em Caxias Patrícia Magallanes/Divulgação
Foto: Patrícia Magallanes / Divulgação

 Duas performances que irão dar a dimensão de toda a riqueza da música latino-americana devem fazer da segunda noite da 8ª temporada da mostra Tum Tum Instrumental, neste domingo, uma celebração inesquecível. Os porto-alegrenses do Tango Duo e os uruguaios do El Club de Tobi unem o respeito às tradições dos ritmos que nos definem enquanto habitantes do Sul do mundo ao virtuosismo e à improvisação carregada de influências como o jazz e o choro. Gratuito, o show ocorre no Teatro Pedro Parenti, na Casa da Cultura, a partir das 19h. 

Formado por dois expoentes da música instrumental em Porto Alegre – o violonista Maurício Marques, parceiro de gravações com Renato Borghetti e Luiz Carlos Borges, e o bandoneonista Carlitos Magallanes, uruguaio radicado na Capital gaúcha com mais de 20 concertos com a Orquestra da Ospa no currículo – o Tango Duo faz o que Marques caracteriza como um choro-tango. Isso porque o som que a dupla leva a palcos de teatro, bares e festivais pelo Estado agrega ao ritmo consagrado por Carlos Gardel e Astor Piazzolla o sotaque e o tempero genuinamente brasileiros. O resultado é uma música que, ao mesmo tempo que encanta, envolve. 

El Club de Tobi é uma das atrações do Tum Tum Instrumental 2018
Foto: Ricardo Miguel Botinelli Cara / Divulgação

— A improvisação muitas vezes é tida como um sinônimo de jazz, mas nem sempre é. No nosso caso, gostamos de improvisar com referências que são da música brasileira, principalmente do choro, mas sem perder a linguagem e as características estilísticas do tango.  Quem for ouvir um grupo de tango argentino ouvirá algo bem diferente do nosso, mas notará que a essência está preservada —  destaca Maurício Marques, que também tem parcerias com o acordeonista Oscar dos Reis, residente em Caxias. 

Se a aproximação entre o Tango Duo e o El Club se dá na execução primorosa e criativa, a diferença está na proposta. Enquanto os porto-alegrenses procuram por plateias menos propensas à dispersão, os uruguaios surgiram tendo como palco preferido as ruas e como ouvintes os seus passantes. Em 20 anos de carreira, o quinteto percorreu casas de espetáculo importantes, musicou peças de teatro e lançou cinco álbuns. Além de composições próprias, El Club faz releituras para clássicos de ídolos como The Beatles e Charly Garcia, nas quais se destacam o contraste entre os graves do violoncelo e a estridência dos violinos.

O quê: Tum Tum Instrumental apresenta Tango Duo (RS) e El Club de Tobi (Uruguai).
# Quando: domingo, às 19h.
# Onde: Teatro Municipal Pedro Parenti, em Caxias do Sul.
# Quanto: a entrada é franca, mas sugere-se a doação de um quilo de alimento não-perecível). Ingressos podem ser retirados na bilheteria da Casa da Cultura duas horas antes do espetáculo.

Leia também:
3por4: segunda edição do Concurso Literário Pedro Guerra está com inscrições abertas
3por4: Galeria Gerd Bornheim abre exposição com 150 imagens no próximo sábado, em Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros