Frei Jaime: vemos o que somos - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Opinião25/08/2018 | 06h00Atualizada em 25/08/2018 | 06h00

Frei Jaime: vemos o que somos

Além de ser encaminhada, a vida precisa ser amada e abraçada

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! O sábado chega sem fazer muito ruído... Dia mais do que especial: silencioso, sereno, alegre, convite à leveza... Que cada qual possa descobrir o segredo que os dias carregam consigo... Viver é bom! 

"Nós não vemos o que vemos, nós vemos o que somos. Só veem as belezas do mundo aqueles que têm belezas dentro de si." (Rubem Alves). 

O aperfeiçoamento faz parte da trajetória de todos aqueles que abraçam com vigor a própria existência. Além de ser encaminhada, a vida precisa ser amada e abraçada. Olhar para a própria vida é um exercício muito significativo. Porém, cada qual olhará para si mesmo, a partir do que carrega em sua bagagem de vida. A essência interior influencia ou determina o modo de olhar. O que cada pessoa é influenciará na intensidade do seu olhar. Os próprios gostos e a peculiar admiração podem ter a dimensão da interioridade. É sensível e elegante enxergar os espaços, o universo e, especialmente, as outras pessoas com uma intensa serenidade e atenção. 

Como é bonita a vida de quem admira os mínimos detalhes, emociona-se com paisagens, contempla o infinito. O olhar superficial conjuga muitas perdas e anula a possibilidade de exercitar a contemplação. É quase urgente ser para poder enxergar, para além do que se vê. O materialismo e o excesso de superficialidade roubaram a estética, que sempre foi parceira das visões de mundo. Quantas pessoas que se apresentam e arrendam espaços a partir do pessimismo. 

É imprescindível ser realista, mas nem por isso deve-se negar a poesia, que continua presente nos versos e reversos de cada olhar. O mundo não está mal, apenas está habitado por um bom número de descontentes. Há muita coisa para ser renovada. O ideal, então, é unir otimismo e esperança e arregaçar as mangas para construir transformações. 

Bênçãos! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraços!       

Leia também
Semana da Visibilidade Lésbica de Caxias inicia neste sábado
Nivaldo Pereira: o prisma virginiano
Veja a programação cultural da serra para este fim de semana
3por4: Oswaldo Montenegro apresenta o filme "A Chave do Vale Encantado" em Gramado

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros