Frei Jaime: sentir-se iluminado - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Opinião03/08/2018 | 05h00Atualizada em 03/08/2018 | 05h00

Frei Jaime: sentir-se iluminado

O privilégio de poder recomeçar é único e fonte de profunda satisfação

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! A semana já vai adiantada... Que esta sexta-feira, a 1ª sexta-feira do mês, Dia dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, seja de muita serenidade e profunda paz. Como faz bem viver cada instante como uma dádiva de Deus! Vamos em frente! 

"Com pé direito ou esquerdo, não importa, coloque-se de pé e comece seu dia com fé." (Cecília Sfalsin). 

O privilégio de poder recomeçar é único e fonte de profunda satisfação. Convém recordar que muitas pessoas gostariam de estar nesse movimento, que a grande maioria se envolve diariamente. A ocupação não pode ser vista como um incômodo ou privação da liberdade. Faz muito bem ter compromissos, desempenhar tarefas e ‘correr atrás da máquina’. Não importa se foi com o pé direito ou com o esquerdo, importa estar de pé e criar internamente disponibilidade para acolher a diversidade de situações que poderá bater à porta. 

É praticamente impossível controlar algumas variáveis externas, mas é totalmente viável estar com o coração em paz, para ter a necessária energia, na hora de solucionar os problemas. O que se passa lá fora não pode ser maior do que o autocontrole. Sentir-se portador de soluções é o único jeito de encaminhar algumas situações, que acabam sendo fonte de sofrimento, se não forem adequadamente dimensionadas. O ser humano é forte por natureza, mas nem todos sabem a intensidade dessa fortaleza interior. Quando o campo da fé é adentrado, alguns acabam sendo descrentes. 

Nem todos se sentem confortáveis em falar da fé e admitir que ela faz parte da essência humana. Ter fé pode ser uma questão de entendimento, de reconhecimento da existência de uma força que ultrapassa os limites humanos. Ninguém é obrigado a fazer uma experiência espiritual, mas há uma visível diferença entre quem acredita profundamente e quem aposta apenas na racionalidade. Começar o dia com fé é como abrir as portas e as janelas da casa e permitir que os raios de sol entrem e afastem toda escuridão. Não importa qual foi o pé que primeiro alcançou o chão, ao levantar. O que faz a diferença é a fé que inspira o começo de um novo dia. Que neste dia a fé impulsione as melhores realizações. 

Bênçãos! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraços!      

Leia também
3por4: Agência 42 lança canecas dedicadas às gateiras e cachorreiras assumidas 
3por4: segunda edição do Concurso Literário Pedro Guerra está com inscrições abertas
Agenda: lançamento do selo "Fresta Editorial" ocorre nesta sexta em Caxias
Angra se apresenta em Caxias neste domingo
Agenda: alunos de curso de extensão da UCS apresentam a peça "Ubu Rei" nesta sexta e sábado, em Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros