Frei Jaime: o caminho inverso - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Opinião02/08/2018 | 08h22Atualizada em 02/08/2018 | 08h22

Frei Jaime: o caminho inverso

O ser humano é convocado a satisfazer suas necessidades

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! O anúncio da chegada de um novo dia nos coloca em prontidão: é hora de recomeçar... Estamos no 2º dia do mês de agosto! Que a alegria acompanhe as horas desta jornada! Vamos lá! 

"Quando carregamos nossos baldes, damos valor a cada gota d’água." 

O ser humano é convocado a satisfazer suas necessidades. Uma das funções do trabalho é justamente garantir a sobrevivência. Porém, não basta ter coisas, a vida aguarda por um significado. Até uma determinada idade, a dependência dos outros se sobressai. Depois, aos poucos, cada qual vai se preparando para 'caminhar com as próprias pernas'. A valorização do que é conquistado é bem maior quando a pessoa, com sua capacidade e inteligência, arregaça as mangas e vai à luta. Muitos não esquecem quando receberam o primeiro salário e o que adquiriram com o mesmo. Enquanto os outros carregam o balde com água, as gotas que caem não são levadas em consideração. 

Porém, quando cada qual tem que dar conta de saciar a própria sede, uma simples gota d'água tem um valor infinito. Em tudo na vida é assim: o que é recebido facilmente, não tem muita importância. Mas quando custa sacrifício e suor, a realidade se modifica. Por outro lado, algumas coisas têm preço e outras possuem valor. Nem tudo pode ser quantificado monetariamente, pois o dinheiro não consegue comprar alguns bens imateriais. Há quem diga que o que realmente tem valor, foge do alcance financeiro. 

A experiência de conquistar determinados bens ou de realizar certos sonhos, só se torna real e significativa quando a própria pessoa é a protagonista da ação. A autonomia devolve autoconfiança e serenidade àqueles que não aceitam ficar uma vida inteira na dependência dos demais. Num determinado momento é importante deixar de receber e começar o caminho inverso, isto é, tornar-se provedor e doador. Cada gota d’água tem um significado grandioso, quando cada um carrega seu balde. A valorização brota do esforço, da dedicação e do empenho. Quanto aprendizado até ser capaz de carregar o próprio balde d'água. 

Bênçãos! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraços!     

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros