Frei Jaime: e se fosse comigo?  - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Opinião30/08/2018 | 07h21Atualizada em 30/08/2018 | 07h21

Frei Jaime: e se fosse comigo? 

De fato, o mundo seria um lugar melhor se cada um tivesse consciência da importância do cuidado

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! O amanhecer é sempre feito de novidade... Um novo dia vai chegando... Como é bom estar vivo e sentir o pulsar da vida... Vamos lá que o mês de agosto já está ensaiando sua despedida... Viver é simplesmente extraordinário! 

Leia mais
Frei Jaime: a vida proporciona
Frei Jaime: as surpresas dos sentimentos

"O mundo seria um lugar melhor se as pessoas se perguntassem com mais frequência: 'e se fosse comigo?'" 

A própria existência e os espaços acabam tendo sempre um toque pessoal, um olhar interessante, um encaminhamento personalizado. O 'eu' se mistura com o contexto, incrementando detalhes, imprimindo marcas. Todos têm uma parcela de responsabilidade perante a situação atual do mundo. O próprio planeta não deixa de devolver o que recebe, através das prolongadas agressões ambientais. 

De fato, o mundo seria um lugar melhor se cada um tivesse consciência da importância do cuidado. Cada ação sempre provocará uma reação. Além do cuidado com a 'casa comum', todos são convocados, diariamente, a expressar ternura aos demais, que dividem os mesmos espaços e também sonham com a felicidade. Colocar-se no lugar da outra pessoa não é uma opção, mas uma necessidade. A facilidade em emitir julgamentos, nem sempre favorece o crescimento e o aprendizado. 

Quantas situações teriam outros desfechos se os envolvidos pudessem ter um espaço para questionar-se: 'e se fosse comigo?' Olhar à distância não é muito difícil, estar envolvido, sentindo na própria pele, muda qualquer perspectiva. Viver determinadas experiências, principalmente aquelas que exigem reunir muitas energias para chegar à superação, é o único jeito de ver nitidamente e sentir profundamente a realidade de alguns problemas. A dor do outro dificilmente é dimensionada na real proporção. Muitos conceitos mudam, após uma experiência de sofrimento. Para compreender os demais é necessário colocar-se no lugar deles. Então, tudo poderá ser diferente. 

Bênçãos! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraços!        

Leia também
Confira a previsão do horóscopo de cada signo para esta quinta-feira
62 escritores nacionais e internacionais participarão da 34ª Feira do Livro de Caxias do Sul
3por4: bandas Catavento e Yangos são convidadas do projeto Incubadora da Música, nesta quinta 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros