Exposição "Linhas Poéticas" aborda nuances do corpo feminino, em Caxias - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Fotografia17/08/2018 | 15h30Atualizada em 17/08/2018 | 15h30

Exposição "Linhas Poéticas" aborda nuances do corpo feminino, em Caxias

Mostra reúne 12 imagens de Nilva Damian e Sandra Puente. Exposição abre segunda-feira, na Câmara de Vereadores

Exposição "Linhas Poéticas" aborda nuances do corpo feminino, em Caxias Nilva Damian e Sandra Puente/Divulgação
Foto: Nilva Damian e Sandra Puente / Divulgação

Fonte de inspiração na arquitetura de Oscar Niemeyer e na poesia de Vinicius de Moraes, as curvas do corpo feminino ganham destaque no jogo de luzes e sombras sensivelmente captado pelas lentes de Nilva Damian e Sandra Puente. As fotógrafas assinam a exposição Linhas Poéticas, que integra a 11ª Semana da Fotografia de Caxias do Sul e abre para visitação do público segunda-feira nas galerias da Câmara de Vereadores. Fruto da parceria entre as artistas, o trabalho busca resgatar as origens de técnicas fotográficas e valorizar a personalidade feminina.  

— Queríamos mostrar os contornos femininos independente da idade das modelos, mostrar a beleza de cada mulher em suas diferentes posturas. Então, o principal desafio foi desvendar as curvas dessas mulheres de forma leve, revelando um pouco da alma feminina e como cada uma delas se enxerga diante do próprio corpo — revela Sandra, chilena radicada no Brasil desde os seis anos de idade.

Para capturar as imagens, a dupla recorreu à técnica low key, caracterizada pela manipulação da luz para demarcar o contorno das modelos, fotografadas num ambiente escuro. Conforme as artistas, a escolha por esse método de trabalho resgata uma das essências da fotografia: o trabalho de iluminação.

— Nossa ideia era voltar à origem da palavra "fotografia", que significa "escrever com luz". Eu sou da época analógica e trabalhei muito tempo com aquela dificuldade de não saber como a foto ficaria depois de revelada. Era sempre uma surpresa, pois tínhamos resultados maravilhosos e outros nem tanto. Para esse trabalho, nossa ideia era fazer o contorno do corpo com a luz, por isso o nome Linhas Poéticas — relata Nilva, caxiense que trabalha com fotografia há 23 anos e expõe pela primeira vez na cidade natal.

Sob curadoria de Danísio Silva, a mostra segue até 31 de agosto, um convite para que os apreciadores das artes visuais desfrutem, sem preconceito, os enigmáticos contornos captados pela dupla. Nos quadros, as linhas de quatro mulheres de origens e idades diversas, poeticamente desenhadas pela luz. Para Nilva, a oportunidade de trabalhar o corpo feminino com harmonia e sensibilidade, sem cair no lugar-comum: 

— As mulheres ficaram nuas durante o ensaio, mas a gente não queria mostrar nenhuma parte do corpo com o simples objetivo de chocar. Não sei se pelo fato de também sermos mulheres, mas elas ficaram muito à vontade para fazer as fotos.

PROGRAME-SE
O quê:
exposição fotográfica "Linhas Poéticas", de Nilva Damian e Sandra Puente.
Visitação: de segunda a sexta, das 8h às 17h, até 31 de agosto.
Onde: Câmara de Vereadores de Caxias do Sul (Rua Alfredo Chaves, 1.323, Exposição).
Quanto: entrada gratuita.
Informações: (54) 3218-1600.

Leia também:
3por4: Instituto Taru recebe a mostra fotográfica "Sílvia" na próxima quinta-feira em Caxias
Agenda: espetáculo "Quem matou Carmem?" faz duas apresentações no fim de semana, em Canela
3por4: escritor Paulo Ribeiro lança livro "Olhos Castrados" no próximo 28 de setembro, em Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros