Escritores radicados em Caxias do Sul lançam editora focada em plaquetes  - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 

Leitura01/08/2018 | 10h15Atualizada em 01/08/2018 | 10h16

Escritores radicados em Caxias do Sul lançam editora focada em plaquetes 

Fresta Editorial será lançada nesta sexta, no Alouca Café

Escritores radicados em Caxias do Sul lançam editora focada em plaquetes  Lucas Amorelli  / Agência RBS/Agência RBS
Foto: Lucas Amorelli / Agência RBS / Agência RBS

O mercado editorial de Caxias ganha um novo capítulo nesta semana com o lançamento da Fresta, selo independente que chega para dar fôlego a um dos formatos mais tradicionais, porém nem tão explorados, da literatura: os plaquetes, publicações de tamanho reduzido, poucas páginas e aparência quase artesanal. A ideia de apostar nos livrinhos como plataforma literária nasceu durante cafés e encontros informais entre os escritores André Ricardo Aguiar, Marco de Menezes e Natalia Borges Polesso. 

 — Nos encontrávamos durante a semana para conversar sobre literatura e fazer trocadilhos (risos). Daí começamos a aventar nomes para uma coletânea, que acho que foi ideia do Marco. Sei que, uma vez que decidimos reunir nossos escritos, foi uma fresta — brinca Natalia, colunista do Pioneiro e autora que ganhou projeção nacional com a coletânea de contos Amora, agraciada com o Prêmio Jabuti em 2016. 

 O lançamento da mais recente experiência criativa na trajetória dos autores será na sexta-feira, no Alouca Café. Na ocasião, o trio mostrará os primeiros exemplares da Fresta: Curriculum Vitae, Como se Constrói uma Melancolia de Domingo e Pé Atrás, com ilustrações de capa assinadas respectivamente por Fabiano Scholl, Camila Cornutti (também responsável pelo projeto gráfico da coleção) e Verlu Macke. O conjunto estará à venda por R$ 30, numa distribuição que, conforme Marco de Menezes, "será tão artesanal quanto a produção": 

 —  Vamos vender no lançamento e depois pela internet, no perfil do Instagram (@frestaeditorial), e na página que vamos criar no Facebook. Ainda não excluímos a possibilidade da comercialização em livrarias, mas não nesse primeiro momento. Esse projeto é uma realidade porque somos tarados por literatura, loucos pelos livros — reforça. 

 Além da poesia, a editora também pretende publicar contos e ensaios curtos, e inéditos, de autores brasileiros, em lançamentos trimestrais ou quadrimestrais _ o ritmo de trabalho respeitará as demandas pessoais do trio. O poeta paraibano André Ricardo Aguiar, radicado em Caxias desde setembro do ano passado, acredita que a estética artesanal da coleção dialoga com o leitor contemporâneo, que exige textos dinâmicos e acabamento gráfico cuidadoso. 

 — Eu sempre tive fascínio pelos plaquetes, tanto pelo caráter artesanal, quanto pelo tamanho, que nos possibilita trabalhar com textos leves, em uma extensão suficiente para ler em pouco tempo. Existe uma tendência atual por textos curtos. Além disso, queremos manter os livrinhos com impressão de qualidade e preço acessível ao público — garante Aguiar. 

PROGRAME-SE
O quê:
lançamento da Fresta Editorial. 
Quando: sexta, às 19h. 
Onde: Alouca Café (Rua Os 18 do Forte, 2331, Centro), em Caxias. 
Quanto: entrada gratuita (as plaquetes estarão à venda no local por R$ 30).
Informações: pelo telefone (54) 3538-6978.

Leia também:
Thedy Corrêa e Luiz Marenco apresentam show "A Cidade Encontra o Campo" em Caxias
3por4: Ponto de Cultura UAB Cultural recebe oficina de maracatu

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros