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 Saúde03/08/2018 | 17h09Atualizada em 03/08/2018 | 17h09

É normal sentir mais fome nos dias frios. Veja dicas para não exagerar no prato

Confira receitas deliciosas para encarar a estação fria

É normal sentir mais fome nos dias frios. Veja dicas para não exagerar no prato pixabay/divulgação
Foto: pixabay / divulgação

 Não é impressão sua: de fato, sentimos mais fome nos dias frios. Trata-se de uma resposta fisiológica do organismo para manter a temperatura corporal. Contudo, não dá para usar esse fenômeno como desculpa para exagerar e comer tudo o que estiver disponível. A dica é apostar em trocas inteligentes, evitando o excesso de carboidratos e gorduras.  

 — Na tentativa de manter temperatura, o corpo gasta mais calorias. Conseguindo manter a dieta como no verão, a pessoa perderia peso. Não seria muito, mas pode fazer diferença — explica a nutricionista Raquel Fitz.  

 Reunimos algumas dicas. Confira: 

 Aposte em bebidas quentes 

Chás e chimarrão são boas opções para trazer a sensação de calor e conforto, indica a nutricionista clínica, esportiva e preventiva Tatiana Galdino. O clássico café com leite também entra na lista, mas com um detalhe importante. 

 — Sem chantilly! — destaca Tatiana. 

É bom lembrar que chá e chimarrão não substituem a água. Portanto, mantenha o consumo do líquido mesmo nos dias mais frios. E quando bater aquela vontade de tomar chocolate quente? 

— Não deve ser um hábito, mas não deixe de consumir. Dá para pedir uma versão com menos gordura, sem leite integral, por exemplo — pondera a nutricionista.

 Sopas e cremes para saciar 

 PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 13/06/2017 : Destemperados - Receitas de sopas e cremes. (Omar Freitas/Agência RBS)Indexador: Omar Freitas
Foto: Omar Freitas / Agencia RBS

Seguindo a ideia de comidas que trazem conforto e calor, as sopas e os cremes são ótimas opções para manter o corpo aquecido e saciado. Deve-se evitar aquelas versões com creme de leite ou leite de coco _ que contêm mais gorduras _ e também maneirar na quantidade de carboidratos. 

— Há quem coloque batata, mandioquinha e massa. O ideal é escolher só um — orienta a nutricionista Raquel Fitz.

Para quem prefere sopas mais cremosas, Tatiana ensina algumas estratégias que ajudam na hora de engrossar a preparação: utilizar moranga, biomassa de banana verde, goma xantana ou um pouco de amido de milho. 

— Também é bom cortar os alimentos em pedaços grandes. Assim, ao mastigar, você fica mais saciado e come menos — ensina Tatiana. 

Além dos legumes, a sopa também deve conter uma fonte de proteína, como carne magra ou ovo. 

Controle o álcool 

 Gastronomia: Dia do Vinho , vinho tinto
Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Agencia RBS

Nos dias frios, nada como aproveitar uma taça de vinho. Mas é bom ir com calma, pois, apesar de ser rica em antioxidantes (que previnem o envelhecimento das células), a bebida contém álcool. 

— O problema não é tomar vinho, mas a quantidade que se toma — destaca Raquel. 

Uma medida aceitável, sugere, seria 100ml por dia. Se a ideia for beber um pouco mais, a indicação é controlar o consumo de carboidratos ao longo do dia.

Ficou sem ideias de receitas para os dias frios? Nós te ajudamos!

Mingau de banana

Ingredientes

# 1/2 xícara (de chá) de aveia em flocos finos

# 1 xícara (de chá) de água filtrada

# 2 bananas nanicas amassadas

# 2 colheres (de chá) de açúcar demerara (opcional)

# 2 colheres (de sopa) de leite de coco (opcional)

# Canela a gosto

Modo de preparo

1. Coloque as bananas, a água, a aveia e o açúcar numa panela em fogo médio.

2. Mexa até engrossar. 

3. Adicione o leite de coco e misture. 

4. Sirva em um prato fundo e polvilhe canela.

Creme de ervilha com alho-poró - Nica Id: 7367412

Ingredientes

# 500g de ervilha seca partida (de preferência, deixá-la de molho por 12h e descartar a água do molho)

# 1 cebola pequena

# 4 dentes de alho

# 1 maço de cebolinha picada (opcional)

# 1 alho-poró picadinho

# Sal e pimenta moída a gosto

Modo de preparo

1. Refogue na panela de pressão, com um fio de azeite de oliva, o alho, a cebola e o alho-poró. 

2. Acrescente a ervilha e água o suficiente para cozinhá-la. 

3. Após pegar pressão, deixe por 15 minutos. 

4. Depois que estiverem cozidas, bater com um mixer ou no liquidificador, até formar um creme homogêneo. 

5. Acerte o sal e a pimenta. 

6. Acrescente a cebolinha picadinha.

 
 
 

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