62 escritores nacionais e internacionais participarão da 34ª Feira do Livro de Caxias do Sul - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Literatura29/08/2018 | 11h37Atualizada em 23/09/2018 | 18h03

62 escritores nacionais e internacionais participarão da 34ª Feira do Livro de Caxias do Sul

Programação ocorre de 29 de setembro a 14 de outubro

62 escritores nacionais e internacionais participarão da 34ª Feira do Livro de Caxias do Sul Diogo Sallaberry/Agencia RBS
A patrona Rejane Romani Rech convida o público para ir à Praça Dante Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

Faltando um mês para a abertura da 34ª Feira do Livro de Caxias do Sul, foram divulgados na manhã desta quarta-feira os detalhes da grande festa literária que ocupará a Praça Dante Alighieri de 29 de setembro a 14 de outubro. Os números dos 17 dias de feira, cujo tema é "Ler para Ser", dão uma amostra do que será o evento, que terá a participação de 45 livreiros e 62 escritores nacionais e internacionais em 24 bate-papos, 16 palestras abertas à comunidade, além de 80 sessões de autógrafos. Destaque para a mineira Marilda Castanho, que no ano passado venceu um dos maiores prêmios mundiais de literatura infantojuvenil, na Coreia do Sul, e outros nomes do Peru, Argentina e Nigéria. 

Leia mais
Com destaque para o chafariz, saiba como será a estrutura da 34ª Feira do Livro de Caxias do Sul

A 34ª Feira do Livro de Caxias do Sul terá ainda diversas oficinas e apresentações artísticas e uma maratona de contação de histórias com 12 horas ininterruptas. A diretora do Departamento do Livro e da Leitura, Maria Cristina Tiburi Pisoni salientou que, desde março, vêm sendo realizadas atividades pré-Feira como forma de preparar a população para o clima da Feira do Livro, entre elas os projetos Encontros do Escritor com a Comunidade, o Tapete Mágico, o Passaporte da Leitura e o Livro Livre.

Patrona desta edição, a escritora Rejane Romani Rech aguarda com expectativa o início da Feira, principalmente pela oportunidade de poder trocar ideias com os escritores convidados:

— Serei uma patrona muto feliz se eu consguir ver as pessoas participando. Que as pessoas tenham a consciência de que a Feira do Livro não é só venda de livro com desconto. É muito mais do que isso. É um ampliar o nosso lado cultural. E aí que realmente conclamo, chamo as pessoas que participem. Não gosto muito de ouvir que Caxias é cidade do trabalho, da religiosidade, do dinheiro. Vamos mudar um pouco isso aí. Vamos fazer com que Caxias se torne realmente mais humana, com mais conhecimento. Esse Ler para Ser. Fiquei analisando: eu leio para ser o quê? Quero ser essa mudança. Gostaria de contribuir para essa mudança.

Além da programação, também foram divulgados os detalhes da identidade visual da Feira do Livro, criada pelos alunos da disciplina Projeto Gráfico do curso de bacharelado em Design da Universidade de Caxias do Sul. Além da sinalização da Praça, as peças serão utilizadas em cartazes, materiais gráficos e outros meios de divulgação do evento, como placas e ônibus do transporte coletivo.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 29/08/2018. Lançamento da programação da 34ª Feira do Livro de Caxias do Sul, que tem duração de 29 de setembro a 14 de outubro. (Diogo Sallaberry/Agência RBS)
Identidade visual foi desenvolvida por acadêmicos de Design da Universidade de Caxias do SulFoto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

A 34ª Feira do Livro de Caxias do Sul abre no dia 28 de setembro, às 18h30min, na Praça Dante Alighieri, com show do grupo Yangos.

No vídeo abaixo, faça um passeio virtual pela estrutura da 34ª Feira do Livro de Caxias do Sul. O projeto é dos arquitetos da Secretaria Municipal do Planejamento Tiago Marcon e João Henrique Ramos:

Leia também
Focado na preocupação ambiental, Alessandra Rech lança livro infantil "A insônia dos sabiás", sábado, em Caxias
3por4: comediante Whindersson Nunes traz a Bento o espetáculo "Eita, Casei!"
3por4: "Radicci", criação do cartunista caxiense Iotti, vai ganhar livro em cores

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros