Thedy Corrêa e Luiz Marenco apresentam show "A Cidade Encontra o Campo" em Caxias - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Show31/07/2018 | 13h44Atualizada em 31/07/2018 | 13h44

Thedy Corrêa e Luiz Marenco apresentam show "A Cidade Encontra o Campo" em Caxias

Repertório faz um apanhado de canções da música gaúcha que simbolizam a ideia entre o urbano e o rural

Thedy Corrêa e Luiz Marenco apresentam show "A Cidade Encontra o Campo" em Caxias Luiza Filippo/Divulgação
Apresentação será no UCS Teatro Foto: Luiza Filippo / Divulgação

Dois ícones gaúchos de diferentes estilos musicais estarão reunidos no mesmo palco nesta quarta. O roqueiro Thedy Corrêa, do Nenhum de Nós, e o nativista Luiz Marenco prometem quase duas horas de canções conhecidas e algumas novidades no show A Cidade Encontra o Campo. Apesar de inédita em Caxias do Sul, a apresentação que será vista no UCS Teatro já está na estrada há mais de cinco anos, circulando por cidades do interior do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

– A gente faz um apanhado de algumas canções da música gaúcha que, de certa maneira, simbolizam a ideia entre o urbano e o rural. Também buscamos incluir o que um gostava no trabalho do outro a ponto de formar um repertório coeso. O Nenhum, desde o início, sempre dialogou muito com essa raiz gaúcha. Já no primeiro disco tinha o som de gaita, no segundo tivemos a participação do Borghettinho. E o Marenco não é uma coisa tão distante do universo das canções que escrevi – salienta Thedy.

Em entrevista para a Zero Hora, Marenco afirmou que o espetáculo está formando um público próprio, mesclando fãs dos dois artistas:

– As pessoas gostam de ouvir música boa, não importa se é rock ou folclore e laço. No início, percebi que o Thedy se sentia mais à vontade para cantar minhas músicas, porque o roqueiro costuma ter a alma mais aberta a outros estilos. E eu também nunca tive isso de cantar só música gaúcha. Tenho minha identidade bem definida, é claro, mas me concedo o prazer de cantar outras coisas.

A amizade da dupla começou há mais de uma década, quando Thedy, então diretor artístico da Galpão Crioulo Discos, marcou uma reunião com Marenco para falar do novo álbum do músico regionalista para o selo. Era um encontro entre um executivo e um artista, mas tornou-se uma longa charla sobre as letras e a poética do disco a ser gravado. O entendimento foi grande, tanto que Marenco convidou Thedy para ser o produtor de Querência, Tempo e Ausência (2006) e fazer uma participação como cantor na faixa-título. Poucos meses depois do lançamento do álbum, os dois começaram a delinear um show com canções que admiravam um do outro. Assim começou A Cidade Encontra o Campo, que os músicos dão continuidade sempre que suas agendas permitem. 

Do Nenhum de Nós, entram canções como Extraño e Diga a Ela; já de Marenco, são confirmadas Batendo Água e Cantador de Campanha. Além disso, foram incluídas faixas de outros músicos que ajudaram a sintetizar a união entre o urbano e rural, como Desgarrados, de Mário Barbará.

O título do show, A Cidade Encontra o Campo, condensa a união entre as culturas distintas que os protagonistas representam, mas também pode ser lido de modo quase literal, já que Thedy mora na Capital, e Marenco vive no campo, em Santana da Boa Vista, a cerca de 300 quilômetros de Porto Alegre. A distância física, no entanto, não impede que novidades sejam pensadas a cada nova apresentação, como assegura Thedy:

– A gente ensaiou muito quando o projeto começou. Atualmente, conversamos bastante antes dos shows para sugerirmos coisas novas. Então a passagem de som vira um momento para testar tudo isso e ensaiar. Mas já aconteceu de tocarmos músicas que não estavam previstas, de improviso. Como os músicos que nos acompanham são muito bons, acaba dando certo.

Em breve, a dupla deve registrar a apresentação em disco e DVD. O líder do Nenhum de Nós chama atenção para as facetas que aproximam os dois artistas e resume o show que apresentarão em Caxias amanhã:

– É um trabalho de admiração e respeito mútuos.

Programe-se:
:: O quê: Thedy Corrêa e Luiz Marenco apresentam A Cidade Encontra o Campo.
:: Quando: nesta quarta, às 20h30min.
:: Onde: UCS Teatro (Bloco M, Cidade Universitária), em Caxias do Sul.
:: Quanto: ingressos variam de R$ 50 a R$ 80, com opções de meia entrada. Pontos de venda: www.blueticket.com.br (há taxas) e Pole Modas (Av. Júlio de Castilhos, 2.845, bairro São Pelegrino, Caxias).

Leia também:
3por4: Ponto de Cultura UAB Cultural recebe oficina de maracatu
Capital terá mostra Brasileiras na Direção
3por4: Farroupilha terá Festival de Churros e Coxinha nesta semana
3por4: Jonathan Correa apresenta show Voz e Reação, em Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros