Frei Jaime: viver humildemente - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Opinião03/07/2018 | 06h00Atualizada em 03/07/2018 | 06h00

Frei Jaime: viver humildemente

A busca pela perfeição deveria ser intrínseca ao ato de existir

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! A claridade vai chegando aos poucos... os olhos se abrem para contemplar o amanhecer deste novo dia... o coração resgata a serenidade e a paz para dar conta dos muitos compromissos... É sempre muito bom recomeçar! Que o ânimo não solte nossa mão! Vamos que vamos! 

"Ninguém é suficientemente perfeito que não possa aprender com o outro." (S. Francisco). 

A busca pela perfeição deveria ser intrínseca ao ato de existir. Ser perfeito, sem deixar de ser humano, assimilando melhorias contínuas, vibrando com os acréscimos e buscas, celebrando inúmeras conquistas, é um jeito extraordinário de viver. A vida é portadora de um incrível dinamismo. Ninguém está destinado à acomodação. Pelo contrário, a superação perpassa a história de todos aqueles que, um dia, decidiram ser alguém na vida. Como é descolorida a existência de quem se deixa invadir pela acomodação e pela indiferença, os dias são cinzentos, as horas ficam carregadas, o amanhecer não propicia esperança. O aprendizado pode ser formal ou informal. 

O importante é criar disposição para aprender ininterruptamente. Quem gosta de agregar imprime um ritmo saudável à vida, esbanja disposição, desfruta de profundas alegrias, é capaz de soluções, apesar da complexidade dos problemas. Um belo e confortável aprendizado se dá na convivência diária com muitas pessoas. Todos os que cruzam os caminhos da vida deixam algo e levam muito. Ninguém é apenas mais uma pessoa, pois cada um carrega consigo dons únicos, que não se repetem nos demais. Ensinar e aprender é como respirar, que torna os pulmões sempre renovados. A condição para ser um verdadeiro aprendiz é ser capaz de revestir-se de humildade. Corações humildes são leves, abertos, inspiradores e transparentes. 

Estar lado a lado com pessoas que se colocam num patamar superior, intercalando orgulho e autossuficiência, nem sempre é fácil. Por outro lado, a convivência regada pela humildade é uma verdadeira festa. A humildade tem a capacidade de eternizar pessoas que abriram mão da perfeição para exalar sabedoria. É simplesmente maravilhoso querer aprender, assimilar e viver humildemente. 

Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraços!

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros