Frei Jaime: um novo jeito de ser - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 

Opinião14/07/2018 | 06h00Atualizada em 14/07/2018 | 06h00

Frei Jaime: um novo jeito de ser

Uma das grandes descobertas da vida se dá na relação da pessoa consigo mesma

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! O sábado, como sempre, é bem-vindo... Que a disposição e a alegria possam saudar a chegada desse novo dia, um verdadeiro presente do Criador. Que a leveza tonifique os minutos e os segundos... Gratidão à vida! 

"Entendi que o problema era eu e que ninguém seria capaz de me mudar, a não ser eu mesmo." (John Petworth). 

Uma das grandes descobertas da vida se dá na relação da pessoa consigo mesma. Há um universo que precisa ser adentrado, atentamente, para desmitificar algumas coisas, refazer paradigmas, flexibilizar a liberdade. A existência pode adquirir um novo significado, a partir do autoconhecimento. Quanto mais uma pessoa se conhece, mais espontânea ela se torna. É muito importante tentar responder todas as perguntas que jorram das profundezas do ser. O dinamismo do viver é capaz de espantar o excesso de preocupações e o insistente medo que perpassa as fragilidades humanas. 

Olhar-se com a lupa da humildade é uma das formas de acrescentar melhorias e despertar os dons que estão adormecidos. É muito fácil achar culpados, sentir-se vítima, imaginar que os outros estão errados. As mudanças mais exigentes são aquelas que atingem a própria pessoa, tornando-a protagonista de um jeito novo de ser e de viver. Pode até demorar um bocado de tempo, mas aos poucos a pessoa acaba percebendo que ela mesma é o problema. Os outros ajudam na solução, mas a parte mais significativa, isto é, a permissão, quem dá é a própria pessoa. 

É vibrante a vida daqueles que sentem que podem e devem mudar, alterando pontos de vista, controlando determinadas palavras e exercitando a paciência. Vive bem que está sempre em busca de melhorias e de aperfeiçoamentos. Que a humildade possa abrir largos espaços para a solução dos problemas pessoais. Viver é formidável. 

Bênçãos! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraços!     

Leia também:
3por4: Chef Thiago Castanho participa de Encontro Nacional de Confrarias do Vinho, em Bento 
A partir de influências da América Latina, Esteban Tavares apresenta o álbum "Eu, tu e o Mundo" neste sábado em Caxias
3por4: Caxiense Andressa Cantergiani encabeça performance feminista em Porto Alegre

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros