Frei Jaime: o ontem acompanha o hoje - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Opinião19/07/2018 | 06h00Atualizada em 19/07/2018 | 06h00

Frei Jaime: o ontem acompanha o hoje

A interioridade humana é feita de incontáveis pensamentos e sentimentos

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! Acordando aos poucos... sentindo alegria por mais um dia... Viver é uma oportunidade ímpar, um momento realmente mágico... Que esta quinta-feira seja plenamente abençoada! 

"Saudade é não saber o que fazer com os dias que ficaram mais compridos." (Martha Medeiros).

A interioridade humana é feita de incontáveis pensamentos e sentimentos. Num certo sentido, cada pessoa carrega dentro de si um mundo que está sempre em movimento. Continuamente cada um deve ir selecionando os pensamentos mais significativos, acomodando os sentimentos mais insistentes, afastando o que rouba a paz. Lidar com a interioridade não é tão fácil como alguns pensam. 

De tudo o que é possível expressar, a saudade é um sentimento querido e muito importante. Sem aquele toque que somente a saudade sabe dar, a vida seria rotineira, os dias não teriam horizontes, o amanhecer não reuniria os melhores propósitos. A saudade pode até fazer sofrer, mas o seu papel é único e insubstituível: ela transporta para o hoje o que foi marcante no ontem, não permitindo que os melhores momentos da vida fiquem no esquecimento. Por outro lado, a própria saudade faz com o que os dias sejam longos, sem saber o que fazer com tantas horas vagas. 

A grande maioria não sabe lidar muito bem com a saudade, acaba misturando-a com melancolia, provocando insistentes lágrimas. Voltar para o ontem é praticamente impossível. O melhor é permitir que o ontem acompanhe o hoje, sem aquele excesso de emocionalismo. É a própria saudade que se encarrega de tornar as pessoas mais ternas, menos agressivas, com um desejo profundo de expressar a bondade. Sentir saudades é um sinal evidente de que a vida está em pleno curso, que a continuidade dos planos é possível, que os sonhos podem continuar sendo sonhados. Afinal, se no ontem tudo deu certo, o hoje e o amanhã já possuem um referencial. A saudade permite que o coração espie o ontem e salte em busca do amanhã, vibrando com a plenitude do hoje. 

Bênçãos! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!   

Leia também
Agendamentos pela internet para carteira de identidade em Caxias estão esgotados
Mais de 4 mil empresas foram abertas em Caxias no primeiro semestre de 2018  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros