Cookshow com chef Giuseppe Giudizi traz história dos queijos artesanais a Caxias do Sul - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Pitadas de Sabor21/07/2018 | 14h49Atualizada em 21/07/2018 | 15h18

Cookshow com chef Giuseppe Giudizi traz história dos queijos artesanais a Caxias do Sul

Evento ocorreu na manhã deste sábado e faz parte do projeto gastronômico Pitadas de Sabor

Cookshow com chef Giuseppe Giudizi traz história dos queijos artesanais a Caxias do Sul Bruna Valtrick / Agência RBS/Agência RBS
Foto: Bruna Valtrick / Agência RBS / Agência RBS

Dos modestos aos mais complexos, para serem consumidos frescos ou com tempo maior de maturação, os queijos produzidos pelo chef Giuseppe Giudizi fazem sucesso de todas as formas. Saborosos, podendo ser apreciados como antepastos ou entre os ingredientes de uma receita mais elaborada, os queijos artesanais do italiano foram destaque no segundo cookshow do projeto Pitadas de Sabor, que ocorreu na manhã deste sábado, na Escola de Gastronomia Sal a Gosto, em Caxias.

Leia mais
Conheça a história do canederli, receita nascida na Alemanha e herdada por imigrantes italianos

Nesta edição, 21 convidados do Pioneiro e da Sal a Gosto puderam presenciar uma aula não apenas gastronômica, mas também cultural. A iniciativa busca, além de ensinar receitas, envolver as pessoas na história daquele prato ou técnica, para que, além de saborosa, a experiência de fazer sua própria comida também seja cheia de conhecimento.

Foto: Bruna Valtrick / Agência RBS

Para o chef Gabriel Lourenço, criador das receitas apresentadas no cookshow, o principal objetivo do curso é a adaptação da experiência a partir da cultura de cada prato e também a partir de cada turma:

— Como a cultura não é estática, o projeto que fala dela também não vai ser. Nesse segundo, por exemplo, já não fizemos uma releitura. A gente vai atrás de uma tradição e aplicamos essa tradição em um curso bem legal. E também mostrar a diferença do queijo feito na hora, artesanal e de alta qualidade. É interessante ver isso, como nós podemos rever, aplicar ou "descobrir", deixando a provocação para a próxima edição, algo do passado.

Foto: Bruna Valtrick / Agência RBS

As receitas apresentadas por Giuseppe foram o queijo tipo "primo sale" e uma deliciosa ricota artesanal. As receitas de ambos os pratos podem ser conferidas aqui, na segunda matéria do Almanaque sobre o projeto Pitadas de Sabor. 

O projeto, que nasceu a partir do desejo de contar a história por trás daquilo que comemos e cozinhamos, segue até novembro, um sábado por mês, e mostrará receitas históricas que marcam a gastronomia da Serra. 

Veja um pouco do processo do chef no vídeo abaixo

Leia também
Recreio da Juventude homenageou os atletas que se destacaram em 2018
Saiba mais sobre o restaurante de Cristiano Ronaldo em Gramado
3por4: Veja o clipe da canção "Panca Úmida", dos caxienses da Catavento
3por4: Documentário sobre trajetória de Olívio Dutra será exibido em Caxias nesta sexta 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros