Concurso Estadual de Trovas segue com inscrições abertas até o final de agosto - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Literatura18/07/2018 | 09h00Atualizada em 18/07/2018 | 09h25

Concurso Estadual de Trovas segue com inscrições abertas até o final de agosto

Certame premiará trabalhos de veteranos, novos autores e estudantes

Concurso Estadual de Trovas segue com inscrições abertas até o final de agosto Arte de Rodolfo Guimarães/Agência RBS
Foto: Arte de Rodolfo Guimarães / Agência RBS

Quatro versos de sete sílabas poéticas. A estrutura é simples, mas o resultado é intenso. A trova literária, descrita pelo baiano Jorge Amado como uma das artes mais populares e a que fala "mais diretamente ao coração do povo", encanta o público com rimas que soam quase musicalmente. Hoje é comemorado o Dia Nacional do Trovador, data escolhida para homenagear Luiz Otávio, pseudônimo de Gilson de Castro, fundador e presidente perpétuo da União Brasileira de Trovadores (UBT). 

Mas embora a trova seja um formato artístico muito conhecido, o número de escritores que se dedicam à prática é bem restrito. A seção caxiense da União Brasileira de Trovadores (UBT), por exemplo, reúne cerca de 15 membros. O grupo se encontra duas vezes por mês para trocar ideias e debater o futuro da trova, em reuniões na Biblioteca Pública Municipal. Com o objetivo de incentivar o surgimento de novos autores, a entidade promove o 7° Concurso Estadual de Trovas. A atividade premia textos de veteranos, novos autores e estudantes, e está com inscrições abertas até o final de agosto (confira mais informações abaixo). A cerimônia de premiação será no dia 13 de outubro, durante a Feira do Livro de Caxias. 

O trovador Luiz Damo, membro da diretoria da UBT em Caxias do Sul, explica a diferença entre a trova repentista, muito utilizada pelos cantores regionalistas, e a trova literária: 

— Na música, não tem problema em aumentar ou diminuir uma sílaba para encaixar na rima. Já a trova literária tem regras rígidas e talvez por isso afaste algumas pessoas. A métrica consiste em sete sílabas poéticas, sendo que o primeiro verso rima com o terceiro e o segundo interage com o último. Esse é o formato. Dessa forma, o concurso tem por objetivo incentivar o surgimento de novos autores.

Sobre o concurso:
Temas
União (lírica, veteranos, certame estadual).
Prazer (humorística, veteranos, certame estadual).
Original (lírica, veteranos, certame municipal).
Rascunho (humorística, veteranos, certame municipal).
Escritor (lírica, novos trovadores, certame estadual).
Leitor (humorística, novos trovadores, certame estadual).
Livro (lírica, estudantes, certame municipal). 

Para participar
Os candidatos devem digitar a trova na parte externa de um envelope, indicando tema e modalidade, sem constar o nome do autor. Dentro do envelope, os participantes devem depositar uma folha com dados de identificação, como nome, endereço e telefone. No campo destinado ao remetente, deve constar o mesmo endereço do destinatário e o pseudônimo Luiz Otávio, em homenagem ao fundador da União Brasileira de Trovadores. É preciso enviar os trabalhos para Rua Flores da Cunha, 2.048, bairro Pio X, Caxias do Sul / CEP 95020-320. Mais informações pelo telefone (54) 99712-3777.

Leia também:
3por4: Filme de Jayme Monjardim gravado em Porto Alegre será exibido no Festival de Gramado
Agenda: Papas da Língua se apresenta no dia 15 de setembro em Caxias do Sul
3por4: Estilista Ana Dotto lança site para compartilhar criações

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros