Projeto De Manta e Cuia estreia nesta quinta-feira para valorizar o frio da Serra - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Para saudar o inverno21/06/2018 | 07h40Atualizada em 21/06/2018 | 11h06

Projeto De Manta e Cuia estreia nesta quinta-feira para valorizar o frio da Serra

Reportagens serão publicadas no Pioneiro, RBS TV Caxias e Gaúcha Serra

Projeto De Manta e Cuia estreia nesta quinta-feira para valorizar o frio da Serra reprodução/reprodução
Foto: reprodução / reprodução
Pioneiro
Pioneiro

“O frio da Serra gaúcha desperta o abraço mais quente que há. De manta e cuia no inverno eu vou te esperar.”

É com os versos da canção composta pelo grupo caxiense Yangos que o jornalismo do Grupo RBS dá as boas-vindas à estação que mais caracteriza a região. Entoada pelas vozes de Rafa Gubert e Paola Delazzeri, a música faz a trilha sonora oficial do projeto De Manta e Cuia, que estreia hoje em reportagens no Pioneiro, na RBS TV e na Gaúcha Serra.

O projeto prevê uma série de reportagens multimídia que apresentará o frio que nos define, a economia que ele gera, o turismo que traz e a enogastronomia característica. Mas De Manta e Cuia vai além. Todo conteúdo de temática positiva do inverno será valorizado em nossos veículos.

Confira o clipe da série:

A primeira reportagem – uma ode ao nosso inverno – vai ao ar hoje, no Gaúcha Hoje (Gaúcha Serra, entre 7h15min e 8h) e no Jornal do Almoço (RBS TV, 10h55min). No Pioneiro, o conteúdo será publicado no Almanaque do final de semana. Fomos a São José dos Ausentes para mostrar como os dias gelados influenciam nos hábitos e características dos moradores do lugar mais alto do Rio Grande do Sul, aos pés do Monte Negro. Gente como os integrantes da família Pereira, que fizeram do frio um modo de vida.

Nas redes
Tirou uma foto de inverno e postou nas redes sociais? Compartilhe usando #demantaecuia.

Para entrar no clima da estação que começa nesta quinta, um clipe com a música oficial será exibido no JA e disponibilizado nas redes sociais e páginas dos três veículos na internet. A logomarca do projeto foi desenvolvida pelo artista plástico Antonio Giacomin, que registrou em aquarela um homem de poncho e manta observando um horizonte pontuado por araucárias, a marca registrada da Serra. Como companhia, uma cuia de chimarrão.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 06/06/2018O artista plástico Antonio Giacomin produz arte em aquarela sobre papel que será usada na logomarca e vinheta do projeto De Manta e Cuia, realizado em parceria entre o Pioneiro, a RBS TV e a Rádio Gaúcha Serra. (Lucas Amorelli/Agência RBS)
Logomarca do projeto nasceu de aquarela do artista Antonio GiacominFoto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

– Procurei usar cores acinzentadas, que são a cara do nosso outono e inverno. E um toque de colorido para alegrar um pouco. O poncho é uma linguagem universal do inverno – afirma Giacomin.

Giacomin, os músicos do Yangos, Rafa e Paola participam hoje de um evento para convidados que marca o lançamento do projeto, na Grand Maison.

A gerente de Jornalismo da RBS Caxias, Andréia Fontana, fala da iniciativa:

– Os últimos anos foram difíceis, especialmente na nossa terra, pelo impacto que a crise econômica profunda e longeva ainda provoca. De Manta e Cuia nasceu do desejo dos nossos jornalistas de dar uma injeção de autoestima na comunidade, de valorizar aquilo que temos de melhor. E se tem algo que nos diferencia, é o inverno. Estamos felizes pelos primeiros engajamentos que o projeto já gerou, como o dos artistas, e torcendo para que ele faça a Serra brilhar tanto quanto ela merece. 

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 06/06/2018O artista plástico Antonio Giacomin produz arte em aquarela sobre papel que será usada na logomarca e vinheta do projeto De Manta e Cuia, realizado em parceria entre o Pioneiro, a RBS TV e a Rádio Gaúcha Serra. (Lucas Amorelli/Agência RBS)
O artista plástico Antonio Giacomin foi o responsável por criar a logomarca do De Manta e CuiaFoto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

Leia também
Tirar os filhos do convívio excessivo com a tecnologia se tornou um dos principais dilemas para mães e pais
Movimento Slow Food une produtores, cozinheiros e consumidores
Exposição resgata a trajetória do Lanifício Gianella, ícone do setor têxtil em Caxias do Sul 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros