Frei Jaime: querer aprender é disponibilizar-se para ampliar horizontes - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Opinião01/06/2018 | 06h45Atualizada em 01/06/2018 | 06h45

Frei Jaime: querer aprender é disponibilizar-se para ampliar horizontes

ão é o tempo que se apressa, somos nós que não vemos o tempo passar

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! Amanhece um novo dia: o primeiro dia do mês de junho. É o mês 6 se apresentando e anunciando a chegada da metade do ano... Não é o tempo que se apressa, somos nós que não vemos o tempo passar... Seja bem-vindo, mês de Junho! Te acolhemos alegremente... 

"Deixa o tempo te ensinar que os tombos fortalecem, que os ventos te levam e que a vida te molda da maneira que bem quer. Não tente entender. Tente viver." 

Uma das atitudes mais belas da vida é a aprendizagem. Querer aprender é disponibilizar-se para ampliar horizontes, assimilar novas realidades, estabelecer outras conexões. Algumas pessoas não perdem tempo, quando o assunto é atualizar-se. Ao longo dos dias, é possível alternar momentos para buscar informações e tecer formação. O mundo está em movimento. Impossível ficar parado ou de braços cruzados aguardando oportunidades. Uma certa curiosidade tiraria a vida do marasmo, inspiraria novas habilidades. Não faltam lições, faltam pessoas com vontade de aprender. 

Para quem sabe se colocar na posição de aluno, os tombos fortalecem, os ventos levam o que não deve ficar, a vida reforça o essencial. A maior parte dos acontecimentos existenciais fogem da possibilidade de explicação. A racionalidade não consegue elaborar uma explicação para cada situação. É bom tentar entender, mas se não for possível, o mais importante é tentar viver. Gastar tempo com a vida é sinal de inteligência e de entusiasmo. Não se trata, porém, de dispensar o exercício racional. 

Pelo contrário, quando terminam as explicações, a mente deve serenar e abrir espaço para outras convicções. Como é interessante deixar o vento levar o que não está mais somando e nem acrescentando. É também importante desapegar-se de alguns conceitos e entendimentos. A flexibilidade pode favorecer novas oportunidades, com outros pontos de vista. O tempo mais bem aproveitado é aquele em que todas as tentativas se voltam para um novo jeito de viver. Assimilar é muito importante, mas quando a mente não consegue absorver, é necessário continuar vivendo serenamente. A vida é extraordinária para quem não se distrai com a superficialidade. A interioridade absorve sempre o melhor, capturando o essencial de cada momento. 

Bênçãos! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraços!

Leia também
Confira quais postos estão abastecendo em Caxias do Sul
Gás chega às revendas nesta quinta-feira em Caxias
Depois de confusões envolvendo manifestantes Brigada Militar reforça efetivo em Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros