Frei Jaime: o equilíbrio das relações   - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Opinião 07/06/2018 | 06h00Atualizada em 07/06/2018 | 07h24

Frei Jaime: o equilíbrio das relações  

De alguma forma, as conexões invadem a privacidade, espalham verdades e inverdades, colocam todos na vitrine

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

 A vida é realmente feita de trocas. O contato, através de diferentes meios, confirmou a inexistência de distâncias. De um jeito ou de outro, todos estão em contínua comunicação. Ninguém consegue permanecer no anonimato por muito tempo, pois o mundo já não é somente real, é também virtual. 

Leia mais:
Frei Jaime: carregar na bagagem
Frei Jaime: a leveza advinda da confiança

De alguma forma, as conexões invadem a privacidade, espalham verdades e inverdades, colocam todos na vitrine. Por outro lado, amar e ser amado continua sendo o equilíbrio das relações. É praticamente impossível viver com qualidade, sem uma profunda experiência de amor.

A vida é muito maior do que a gama de conhecimento alcançado pelo intelecto. Nada é insignificante no ser humano. Há uma complementariedade entre todas as dimensões. No entanto, quando se trata de profundidade e de intensidade, quem assume a palavra é o amor. Somente quem ama é capaz de compreender o que é incompreensível. 

O amor propicia sentimentos e pensamentos, que jamais a razão seria capaz de intuir. O amor é capaz de dar o toque, de imprimir a tonalidade ideal, de harmonizar as partes, de evocar o eterno. Quem ama sempre será vitorioso, mesmo que não exista correspondência. Os perdedores são aqueles que não aprenderam a receber amor, que vivem ofuscados pelo material, pelo interesse, pela ganância. Dar e receber amor deveria ser a maior experiência, a mais distinta busca, o aprendizado presente em todas as etapas. 

Quando o amor não for correspondido ou deixou de ser a opção primeira da outra pessoa, não convém sentir-se frustrado, machucado. Feliz de quem ama, mesmo sem retornos. Amar é uma grandeza que nem todos alcançam por falta de estatura interior. 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros