Frei Jaime: as melhores ações - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Opinião26/06/2018 | 06h00Atualizada em 26/06/2018 | 06h00

Frei Jaime: as melhores ações

O cuidado mútuo expressa o sentimento mas genuíno do ser humano

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! Acordar é sempre uma oportunidade única... O sono é necessário, mas a vida aguarda por pessoas acordadas... Estejamos atentos aos inúmeros sinais que o cotidiano oferece... Viver é uma dádiva, um sonho, uma consistente esperança... Vamos lá! 

"Nunca se arrependa do bem que você fez, mesmo que se depare com a ingratidão."

Leia mais
Frei Jaime: o ideal é perceber
Frei Jaime: manter a serenidade

O cuidado mútuo expressa o sentimento mas genuíno do ser humano. De um jeito ou de outro, todos cuidam e todos são cuidados. É próprio da dimensão afetiva ficar atento às necessidades do próximo e preencher determinadas lacunas materiais e afetivas. Se não existisse o cuidado, a vida correria sérios riscos. O cuidado é impulsionado pelo amor e pela compaixão. Sair de si e ir ao encontro de quem precisa não é uma obrigação, mas uma oportunidade de exercitar a bondade e a caridade.

Fazer o bem é intrínseco ao humano. Muitas pessoas são exímias no momento de colocar a ternura em ação. Em cada recanto do mundo, a cada segundo, tem alguém fazendo o bem, mesmo que tal ação fique no anonimato. As melhores ações da vida não recebem o devido destaque, a mídia não privilegia. Um dia, talvez, a ânsia de divulgar o mal seja controlada e subestimada. É de conhecimento público que o bem e o mal vão se alternando. Quem oferta menor ou maior espaço ao bem e o mal são as pessoas. 

Por outro lado, a vitória final será unicamente do bem. Portanto, para ser vitorioso é imprescindível ter um coração generoso. Fazer o bem não traz arrependimentos. Pelo contrário, a consciência fica mais do que tranquila só em recordar os resultados do bem realizado. O segredo, no entanto, é fazer o bem sem esperar nenhum retorno. A ingratidão não deve roubar a motivação e a determinação de praticar diariamente a benevolência. Os ingratos são incapazes de inibir esse desejo infinito de ajudar o próximo. 

Bênçãos! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraços!     

Leia também
Marcos Kirst: salve a data e a língua!
Ciro Fabre: o cabelo de Neymar
Gilmar Marcílio: faltar para estar presente

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros