Exposição ReLigare abre na sexta, em Caxias, com um olhar a respeito das religiões  - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Mostra28/06/2018 | 09h04

Exposição ReLigare abre na sexta, em Caxias, com um olhar a respeito das religiões 

Nas 20 obras expostas no Museu dos Capuchinhos, a dupla buscou elementos da fé popular

Exposição ReLigare abre na sexta, em Caxias, com um olhar a respeito das religiões  Diogo Sallaberry/Agencia RBS
Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

— É a materialização do que entendemos por fé.

A frase da artista Daniela Antunes sintetiza um pouco do que o público poderá ver na exposição que abre sexta-feira no Museu dos Capuchinhos, em Caxias do Sul. Em ReLigare, Daniela e o também artista Rafael Dambros, ambos caxienses, apresentam seu olhar a respeito das religiões e sua influência sobre as pessoas. O título faz menção à origem latina da palavra religião, uma referência à conexão entre o homem e o divino.

Nas 20 obras, a dupla buscou elementos da fé popular para lançar luzes sobre o tema. A proposta é que os trabalhos individuais de Daniela e Rafael conversem entre si, como, por exemplo, a instalação Romaria, que junta uma tela de Dambros representando uma Nossa Senhora e as esculturas de Daniela, que caminham em direção a ela.

— A fé é muito mais frágil do que parece. É muito mítico. Mas também é muito humana — salienta a artista, que levou para o Muscap figuras como Santa Clara, Iemanjá e Santa Teresinha das Rosas, entre outras divindades de religiões diversas, todas em cerâmica.

Enquanto Daniela baseia seu trabalho no feminino e suas manifestações, Dambros tem o corpo masculino como instrumento de expressão político-social. O artista utiliza como recursos papel e caneta esferográfica, com um marcante viés homoerótico. A ideia, porém, não é chocar, mas refletir, conforme ele explica:

— Tento trabalhar bastante a questão do corpo no sentido carnal e, nesse sentido, aproximar um pouco de nós, humanos. Tem também algumas coisas um pouco pessoais.

ReLigare propõe um diálogo a respeito de um país onde o sincretismo religioso propicia um ambiente de convívio entre as religiões, que ora se atraem, ora se repelem. E onde o que importa é acreditar.

PROGRAME-SE

:: O que: exposição ReLigare, de Adriana Antunes e Rafael Dambros.

:: Quando: abertura amanhã, às 18h30min. Visitação até 30 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h.

:: Onde: Museu dos Capuchinhos (Rua General Mallet, 33A, bairro Rio Branco, Caxias do Sul. 

:: Quanto: entrada franca.

:: Informações: % (54) 3220-9565.

Diálogo com os artistas

No dia 11 de julho, às 14h, no Muscap, Daniela e Rafael participam de uma conversa com o público sobre os processos de criação nas diferentes linguagens expostas. Inscrições gratuitas pelo e-mail educativo@muscap.org.br.

Leia também
Confira a previsão do horóscopo de cada signo para esta quinta-feira
Memória: chegada dos moldes do Imigrante à Maesa em 1953



 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros