Exposição "Inspire... Então Expire!", da artista Glaucis de Morais, abre nesta sexta, no Ordovás - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Artes Plásticas08/06/2018 | 09h00Atualizada em 08/06/2018 | 10h33

Exposição "Inspire... Então Expire!", da artista Glaucis de Morais, abre nesta sexta, no Ordovás

Na imagem, Glaucis fotografou um senhor que passava nas ruas da França, em 2014, enquanto ela realizava performances com as vassouras 

Exposição "Inspire... Então Expire!", da artista Glaucis de Morais, abre nesta sexta, no Ordovás Glaucis de Morais/Divulgação
Na imagem, Glaucis fotografou um senhor que passava nas ruas da França, em 2014, enquanto ela realizava performances com as vassouras Foto: Glaucis de Morais / Divulgação

Uma exposição que reúne diferentes linguagens, como a fotografia, o vídeo, a performance e objetos, todos com o intuito de demonstrar um ponto de equilíbrio. É assim que a artista Glaucis de Morais apresenta nesta sexta, às 19h, a exposição Inspire... Então Expire!, na Galeria de Artes do Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul.

A mostra traz diversos formatos de obras, técnicas e materiais, reunindo objetos como vassouras, fotografias e vídeos de locais por onde a artista passou, da França a Porto Alegre, entre outros. Todas as peças se apresentam como memórias e imagens que passam despercebidas no dia a dia. Cartões-postais e cartões de visita também são apresentados como pequenas obras. 

— Além do que estará exposto, uma vez por semana, provavelmente às sextas-feiras, eu vou realizar performances com alguns dos objetos instalados, como o castelo de cartas — diz Glaucis, que é formada em Artes Visuais pela UFRGS e professora na UCS.

Inspire... Então expire! surgiu após uma pesquisa que a artista começou a fazer ainda em 2010, em Paris, durante sua Residência em Artes. Inicialmente, após realizar uma série de performances em espaços públicos, principalmente com uma vassoura, Glaucis percebeu que os objetos poderiam ter uma série de utilizações e sentidos, como a vassoura, que tem uma ligação com a domesticidade e com a mulher:

— A partir dessa experiência, começaram a surgir uma série de outros objetos. A vassoura traz a  ideia de equilíbrio, que para em pé e traz uma tentativa de burlar a gravidade. É impossível, mas passa por isso também. Ela apresenta um sentido metafórico de existência, de perseverança, e a ideia da queda, que são metáforas da nossa vida e de memórias que passam despercebidas  — ressalta.

Esta é a primeira vez que ela expõe no Ordovás. Algumas das obras já foram demonstradas e outras serão vistas pela primeira vez pelo público. A artista ainda fará visitas guiadas, gratuitamente, nos dias 21 e 30 de junho. 

Visitas guiadas

As inscrições para as visitas guiadas podem ser feitas pelo e-mail uniartes@caxias.rs.gov.br. A conversa do dia 21 ocorre às 15h e as inscrições podem ser feitas até dia 19. Já o encontro do dia 30 será às 16h e os interessados devem garantir sua vaga até dia 28 .

AGENDE-SE

:: O quê: exposição Inspire... Então expire!, de Glaucis de Morais.
:::Quando: abertura nesta sexta, às 19h. Visitação até o dia 1º de julho, de segunda a sexta, das 9h às 11h, e finais de semana, das 16h às 22h.
:: Onde: na Galeria de Artes do Centro de Cultura Ordovás (Rua Luiz Antunes, 312), em Caxias.
:: Quanto: entrada franca.

 Leia Também:
3por4: Semana reserva shows de Yangos e Cuscobayo em Caxias
Agenda: Dilsinho retorna a Caxias no dia 6 de julho, para show na All Need Master Hall
Humberto Gessinger faz show neste domingo no UCS Teatro, em Caxias
Tradicionalista Robison Boeira faz show nesta sexta, em Caxias 

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros