Em homenagem ao neto, Dilva Conte entrega mais uma obra para Caxias neste domingo - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Artes plásticas22/06/2018 | 09h20

Em homenagem ao neto, Dilva Conte entrega mais uma obra para Caxias neste domingo

Escultura está instalada no Largo Fábio Formolo

Em homenagem ao neto, Dilva Conte entrega mais uma obra para Caxias neste domingo Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Do sétimo andar do apartamento onde vive, no bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul, Dilva Conte emociona-se ao avistar pela janela o Largo Fábio Formolo, bem em frente ao Cemitério Público Municipal. Lá do alto, a escultora de 87 anos enxerga ao longe um de seus mais recentes trabalhos, Anjo Samuel, e vive a expectativa da entrega da obra à comunidade, às 11h de domingo.

Para Dilva, não é somente mais um trabalho. Feita em bronze, com 2m45cm de altura, 1m45cm de largura e 1m10cm de comprimento e pesando 410 quilos, a imagem é a materialização, em forma de arte, de alguém muito especial da vida da artista. Trata-se da representação de um de seus netos, Samuel, morto em 2008, aos 21 anos.

Leia mais
Memória: o álbum de família de dona Dilva Conte
Escultura da musa inspiradora de Dante Alighieri é instalada na praça, em Caxias

A reprodução no metal traz, além das feições do rapaz, detalhes como um piercing na sobrancelha, um brinco e os ideogramas significando paz, amor e felicidade, tatuados no braço direito. A fundição da peça foi realizada pelo artista Jamil Fraga, de Porto Alegre. A execução da obra também contou com o auxílio do escultor uruguaio Mário Cladera.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 21/06/2018. Novo trabalho da escultora Dilva Conte, Anjo Samuel, será entregue à comunidade neste domingo, no Largo Fábio Formolo, em frente ao Cemitério Público Municipal. (Marcelo Casagrande/Agência RBS)
Escultura também traz detalhes como o piercing e o brincoFoto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

– É uma graça muito grande. Não sei que santo é que está me ajudando tanto a fazer as coisas, dar tudo certo e, se tem algum obstáculo, enfrentar e ir em frente– reflete ela, emendando ser devota de Santo Antônio, ao fazer uma rápida revisão de sua trajetória como escultora, iniciada aos 60 anos.

O Anjo Samuel é mais uma doação de Dilva a Caxias do Sul. Em 2015, ela instalou a obra Beatricce de Dante junto ao busto de Dante Alighieri, na praça central da cidade. Um ano antes, já havia entregue um busto em bronze de Paulina Moretto ao Hospital Pompeia, mesmo local onde está outra de suas obras, intitulada Acolhida. Em 2013, Dilva também ofertou à Igreja São Pelegrino a obra Anjos. Também são criações dela as esculturas dos Irmãos Bertussi, inauguradas em 2008 no memorial criado em homenagem aos músicos, no distrito de Criúva.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 21/06/2018. Novo trabalho da escultora Dilva Conte, Anjo Samuel, será entregue à comunidade neste domingo, no Largo Fábio Formolo, em frente ao Cemitério Público Municipal. (Marcelo Casagrande/Agência RBS)
Tatuagem em um dos braços reproduz ideogramas significando paz, amor e felicidadeFoto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

– É uma sensação maravilhosa porque eu fico criando, imaginando, faço de um jeito, retoco, tiro foto, antes de completar uma obra. Até que não termino, não sai da cabeça – diz, ao falar sobre seu processo criativo.

Em breve, a artista também entregará à comunidade de Forqueta um busto do irmão Primo Slomp. Ele ficará no Museu da Uva e Vinho, localizado junto à Cooperativa Vitivinícola Forqueta Ltda. Slomp, o homenageado, foi o primeiro diretor da cooperativa. Em outubro, Dilva lança sua autobiografia na Feira do Livro de Porto Alegre.

Anjo Samuel, escultura da artista Dilva Conte, foi instalada no Largo Fabio Formolo, no bairro São Pelegrino, em Caxias do Sul.A obra foi inspirada no neto dela, que morreu aos 21 anos. O anjo tem piercing, brinco e tatuagens iguais às do jovem.
Obra foi instalada no Largo Fábio Formolo, em São Pelegrino. Ato de entrega será às 11h de domingoFoto: Rafael Willms / divulgação

Confira
A cerimônia de entrega da escultura Anjo Samuel, de Dilva Conte, será neste domingo, às 11h, no Largo Fábio Formolo, em frente ao Cemitério Público Municipal.

Leia também
Projeto De Manta e Cuia estreia para valorizar o frio da Serra
3por4: Coletivo Ser Legal promove almoço senegalês neste domingo, em Caxias
Agenda: Concertos ao Entardecer traz Valdir Verona a Caxias no próximo domingo

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros