Curta-metragem caxiense O Inimigo estreia nesta terça-feira no Centro de Cultura Ordovás  - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Cinema25/06/2018 | 17h24

Curta-metragem caxiense O Inimigo estreia nesta terça-feira no Centro de Cultura Ordovás 

Exibições na Sala de Cinema Ulysses Geremia serão às 20h e às 20h30min

Curta-metragem caxiense O Inimigo estreia nesta terça-feira no Centro de Cultura Ordovás  Reprodução/Reprodução
Produção é estrelada pela atriz-mirim Ana Michelon Gomes Foto: Reprodução / Reprodução

Um conto do escritor russo Anton Tchekhov e um estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que estima em 2,7 milhões o número de crianças brasileiras expostas ao trabalho. A união da referência artística e o dado alarmante fez surgir o curta-metragem O Inimigo, que estreia nesta terça-feira à noite na sala de cinema do Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul. A produção local, viabilizada pelo Financiarte, é assinada pelo diretor pernambucano Marcos Costa, com roteiro do carioca radicado em Caxias Alexandre Lima. 

Inspirada na narrativa curta homônima de Tchekhov e filmada na comunidade de Santa Bárbara, em Ana Rech, a história não identifica sua ambientação, o que demonstra se tratar de uma realidade que pode se passar em qualquer lugar. Conta-se o drama de uma menina de 12 anos chamada Vânia, levada pela mãe a morar com os tios após o pai abandonar a família. Para justificar o novo teto, a menina precisa trabalhar tanto em casa quanto no boteco dos tios, numa rotina estafante que se torna ainda pior quando nasce o filho do casal, a quem ela passa a cuidar. 

– A ideia surgiu após eu ler o conto e logo depois uma reportagem que traz esse mesmo tema, porém como uma realidade do Brasil. Por isso não é uma adaptação, é mais uma inspiração. Queremos que as pessoas pensem sobre uma realidade que muitas vezes não está nas estatísticas, porque acontece dentro das casas – comenta Alexandre Lima.  

O curta é estrelado pela atriz-mirim Ana Michelon Gomes, tendo ainda no elenco as artistas Laura Maffei, Odelta Simonetti, Davi de Souza, Sara Fontana, Fabiano Xavier e Priscila Telles. A trilha sonora é do Ária Trio e a produção é da estreante Oxidar, de Caxias do Sul. 

Programe-se:
O quê
: estreia do curta-metragem O Inimigo, de Marcos Costa e Alexandre Lima
Quando: Terça-feira, às 20h e às 20h30min
Onde: sala de cinema do Ordovás
Quanto: entrada gratuita

Leia também

Agenda: Alexandre Slide Trio toca terça-feira no Mississippi Delta Blues Bar
3por4: Alexandre Pires se apresenta em Caxias no dia 18 de novembro

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros