Com oito espetáculos em três semanas, 25ª Mostra Tem Gente Teatrando inicia nesta quarta-feira, em Caxias do Sul - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Teatro13/06/2018 | 08h00Atualizada em 14/06/2018 | 10h38

Com oito espetáculos em três semanas, 25ª Mostra Tem Gente Teatrando inicia nesta quarta-feira, em Caxias do Sul

Uma das montagens, em julho, será apresentada em Bento Gonçalves, Confira a programação completa

Com oito espetáculos em três semanas, 25ª Mostra Tem Gente Teatrando inicia nesta quarta-feira, em Caxias do Sul Sara Fontana/Divulgação
Elenco da peça A Casa do Vovô, que será apresentada nos dias 19 e 20 de junho Foto: Sara Fontana / Divulgação

Mais de 100 alunos irão participar dos oito espetáculos que compõem a 25ª Mostra Tem Gente Teatrando, realização semestral da escola e companhia teatral caxiense homônima, que este ano comemora o 29º aniversário. A programação inicia hoje e segue até o dia 2 de julho, com cada montagem sendo encenada duas noites. Com a tradição de a cada semestre contemplar um tema do universo teatral (“autores brasileiros” e “William Shakespeare” foram os mais recentes), desta vez as peças têm como eixo comum o “Cômico e Suas Possibilidades”.  

Fundadora e diretora da companhia, Zica Stockmans destaca que esta edição alterna adaptações e criações originais dos professores orientadores de cada um dos grupos, compostos por cerca de 15 alunos cada. Além de atuar, os estudantes (reunidos tanto os dos cursos semestrais quanto os do curso profissionalizante, de dois anos) podem participar da concepção de cada peça, ajudando com maquiagem, iluminação, figurino, etc. Para alunos e alunas, é a oportunidade de finalmente realizar junto ao público aquilo que é preparado ao longo de quatro meses.

– A mostra cumpre a função importante de ser o fechamento de um ciclo. Ao longo do semestre a gente faz aulas teóricas, trabalho corporal, mas se isso tudo não chegar à plateia, não aconteceu, é só uma preparação. Por isso, essa ocasião é o fechamento do aprendizado, no qual tudo faz sentido e onde se percebe o que aquela proposta causou naquela audiência. O fato de serem duas apresentações é importante para que eles sintam a diferença que o mesmo trabalho pode causar em duas plateias diferentes– avalia Zica. 

Elenco da peça Acende Meu Coração, uma das atrações da 25ª Mostra Tem Gente Teatrando, em Caxias do Sul
Elenco da peça "Acende Meu Coração", que será apresentada dias 22 e 23 de junhoFoto: Darlan Scheid / Divulgação

Referência para estudantes que procuram aprender teatro na região (além de Caxias, há alunos de Farroupilha, Garibaldi, Nova Roma do Sul, entre outras cidades vizinhas), o mesmo tempo que contribui para a formação artística a mostra se revela fundamental para o surgimento de novas plateias para o teatro em Caxias e na região. Para Zica, o fato dos espetáculos atraírem pessoas que não têm tanta familiaridade com o teatro, mas que são amigas ou familiares de alunos, ajuda a despertar o interesse para os palcos. 

– As sessões da mostra normalmente são lotadas, e uma parte da audiência é um público que não tem o hábito de frequentar o teatro. Outra parte é o cativo, da casa. Mas a cada ano conquistamos uma plateia que não traz consigo essa afinidade, mas são pessoas que acabam gostando e pedem para receber a nossa programação por e-mail para voltar outras vezes – ressalta a diretora.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

CAXIAS DO SUL
Local: Sede da TGT (Rua Regente Feijó, 37)

Dulcinéia Borralheira
13 e 14 de junho, às 20h
Orientação: Carlos Ramiro
Sinopse: A chegada do príncipe Dom Tinhorão altera uma pacata cidade, causando muitos rebuliços nas famílias e nas moças, já que o príncipe vem para se casar com uma das moças solteiras. 

O Mambembe
15 e 16 de junho, às 20h
Orientação: Carlos Ramiro
Sinopse: História da montagem da Companhia Mambembe Teatral do Frazão e a sua primeira aventura na cidade de Tocos. O espetáculo é uma comemoração ao teatro, mostrando muitas das dificuldades sociais, morais e econômicas por quais passam os integrantes de uma companhia mambembe.

Clube Brasil
17 e 18 de junho, às 20h
Orientação: Fábio Cuelli
Sinopse: Clube Brasil é um lugar onde as relações de amor, de poder e de amor pelo poder possuem hora marcada para acontecer. Frequentado por uma líder religiosa, um político em época de eleição, uma prostituta e outras figuras, apresenta uma noite de enganos, trocas de malas e acidentes irreparáveis.

A Casa do Vovô
19 e 20 de junho, às 20h
Orientação: Fábio Cuelli
Sinopse: De forma risível, faz do encontro entre um avô, suas netas e seu neto um momento para o envolvimento com a diversão, com brincadeiras e histórias que a infância e a adolescência nos oferecem com tanta intensidade.

Acende Meu Coração
22 e 23 de junho, às 20h
Orientação: Miguel Beltrami
Sinopse: Situações hilárias vividas por apaixonados, amantes, esposas, maridos, cornos, tímidos, inocentes, safados, solitários, mulheres da vida e uma vidente se desenrolam numa dessas pequenas boates baratas e mal decoradas: Esperança Naiti Club. 

Ano Novo, Vida Velha
24 e 25 de junho, às 20h
Orientação: Liane Venturella
Sinopse: Mais um ano novo comemorado em família. Relações rancorosas e cristalizadas. Convidados de fora, serão a novidade dessa comemoração e um grande problema será o centro das atenções. Depois da meia noite a velha vida volta ao normal. 

O Paraíso é o Amor
26 e 27 de junho, às 20h
Orientação: Liane Venturella
Sinopse: Um verdadeiro poema divertido e original sobre relacionamentos e amor. O nobre sentimento humano visto pelos olhos ingênuos e puros de uma criança. Toda sensibilidade e inocência de uma idade que o tempo leva embora.

BENTO GONÇALVES
Teatro do Sesc

Deu na Tv
1º e 2 de julho, às 20h
Orientação: Juliana Demori
Sinopse: Espetáculo divertido que convida o espectador a adentrar o universo de um programa de auditório Diferentes personagens são vivenciados pelos atores, que a todo tempo interagem com o público. Músicas bregas, roupas coloridas, comerciais e personagens engraçados e, é claro, uma apresentadora enlouquecida que tenta a todo custo manter a pose, compõem o espetáculo.

Leia Também:
3por4: Confira o repertório que será apresentado pela Osucs no espetáculo Rock in Concert
Agenda: Duca Leindecker faz show no dia 13 de julho em Farroupilha
Sesc de Bento Gonçalves promove mostra com filmes do cineasta Ingmar Bergman 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros