Com a temática do raro, a 22ª Maratona de Moda da UCS ocorre nesta terça e quarta em Caxias do Sul - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Criatividade26/06/2018 | 08h49Atualizada em 26/06/2018 | 09h18

Com a temática do raro, a 22ª Maratona de Moda da UCS ocorre nesta terça e quarta em Caxias do Sul

Evento será realizado no Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul

Com a temática do raro, a 22ª Maratona de Moda da UCS ocorre nesta terça e quarta em Caxias do Sul Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Coordenadora do curso de Moda, Mercedes Manfredini diz que a maratona apresenta o talento dos alunos Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Na monotonia da vida diária, a repetição pode, eventualmente, ser um pouco entediante. Os detalhes, o diferente, a quebra de padrões vistos na televisão e nas ruas se tornam, então, especiais. Raros. E é esse conceito que vem em contraponto ao excesso que será representado na 22° Maratona de Moda da UCS, que ocorre nesta terça e quarta, em Caxias do Sul.

– A gente trabalhou muito o raro no sentido de buscar aquilo que é único e especial para cada aluno. No momento que vivemos, em um mundo de coisas produzidas em série, buscamos parar um pouco e olhar para o que é especial – explica Adriana Job Ferreira Conte, coordenadora do desfile dos trabalhos de conclusão de curso.

Além da apresentação dos modelos criados pelos estudantes que estão se formando, a Maratona de Moda, evento já consagrado na cidade, reúne outros dois desfiles: das produções da disciplina Laboratório de Criatividade e das criações que concorrem ao 37º Prêmio UCS/Sultextil, em que um júri de cinco profissionais do setor de moda se reúne para avaliar o trabalho e o portfólio de cada aluno. Adriana explica que os critérios para julgamento são criatividade, fidelidade ao seu tema, execução da peça e, desta vez, a raridade das peças:

– Os alunos buscaram trabalhar com modelagens diferenciadas, com combinações de tecidos especiais. Eles vão criar aquilo que é raro no momento e que depois pode se adaptar a produções mais comerciais, com maior quantidade.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 25/06/2018 - Além da apresentação dos modelos criados pelos estudantes que estão se formando, a Maratona de Moda, evento já consagrado na cidade, reúne outros dois desfiles: das produções da disciplina Laboratório de Criatividade e das criações que concorrem ao 37º Prêmio UCS/Sultextil, em que um júri de cinco profissionais do setor de moda se reúne para avaliar o trabalho e o portfólio de cada aluno. NA FOTO: Mercedes Manfredini, coordenadora dos cursos de Moda. (Marcelo Casagrande/Agência RBS)
"Muitas vezes o que define é a passarela", diz MercedesFoto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Nesta terça, após o desfile dos trabalhos dos formandos, o Campus 8 servirá de palco para o 37ª Prêmio UCS/Sultextil, parceria que permite os alunos a trabalharem com tecidos da empresa na produção de peças conceituais. O júri (confira ao lado os integrantes) é quem define o vencedor da noite, que leva o cobiçado prêmio, uma viagem a Paris no período das principais feiras do mundo da moda. Além do prêmio principal, também serão entregues menções honrosas.

– É como um jogo de futebol. Tem um favorito, mas isso não quer dizer tudo. O aluno tem que mostrar talento, dedicação, mas também um resultado muito grande. Muitas vezes o que define é a passarela. Ela pode mudar todo o conceito da roupa em função da escolha dos acessórios, como o sapato, e até da modelo – explica a coordenadora do curso de Design de Moda da UCS, Mercedes Manfredini.

A apresentação dos trabalhos da disciplina Laboratório de Criatividade, orientados pelo professor Sérgio Lopes, ocorre nesta terça-feira, a partir das 20h.

Os jurados do UCS/Sultextil

Neste ano, o prêmio terá no júri Alexandre Taleb, Clarissa Ferreira Lorenz, Jônatan Cruz, Marisol Santos e Solaine Piccoli.

AGENDE-SE

O quê: 22ª edição da Maratona de Moda da UCS
Onde: Espaço Alternativo - Campus 8 (Av. Frederico Segala, 3.099).
Quanto: entrada gratuita.
Quando: nesta terça, às 19h, ocorre o desfile dos trabalhos de conclusão de curso de Moda. Depois, às 20h15min, é a vez da apresentação das criações que concorrem ao 37° Prêmio UCS/Sultextil. Na quarta, às 20h, será a vez dos trabalhos da disciplina Laboratório de Criatividade subirem na passarela.

Leia também
Cetec Festival apresenta 12 peças produzidas e contracenadas por alunos em Caxias 
3por4: Banda Marenna lança clipe gravado ao vivo
Nivaldo Pereira: na casa canceriana
De Manta e Cuia: como as baixas temperaturas influenciam no modo como vivemos 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros