Antonio Giacomin inaugura novo espaço onde pretende aproximar o público de sua produção  - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Artes plásticas27/06/2018 | 08h00Atualizada em 27/06/2018 | 08h00

Antonio Giacomin inaugura novo espaço onde pretende aproximar o público de sua produção 

Local passa a ser o ponto exclusivo de comercialização de suas obras

Antonio Giacomin inaugura novo espaço onde pretende aproximar o público de sua produção  Felipe Nyland/Agencia RBS
Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

A inauguração de um novo espaço no bairro Pio X, em Caxias do Sul, marca uma nova fase na trajetória do artista plástico Antonio Giacomin. Não se trata de mudar o estilo que o consagrou desde que assumiu a pintura como profissão, em 1980, mas de estabelecer uma nova relação com os admiradores de suas aquarelas e acrílicos sobre tela. Isso porque o estúdio onde o caxiense desenvolve seu talento e criatividade, o prédio de 200 metros quadrados que já foi sede da Malhas Gida, passa a ser o ponto exclusivo de comercialização de suas obras. 

Dessa forma, a negociação é feita diretamente entre o cliente e sua manager e mulher, Caroline Lovato. Atualmente, o acervo conta com mais de 2 mil peças em formatos que vão desde miniaquarelas até obras de grande porte, tudo devidamente catalogado segundo critérios como temática, ano de produção e tamanho.

– Sem a participação de galerias, temos condições de entender as necessidades e possibilidades do cliente. Assim, viabilizamos a melhor maneira para que o negócio seja fechado –  afirma Caroline.

Leia mais
Direto da China: caxiense Antonio Giacomin conta como foi participar de encontro de aquarelistas no país asiático
Memórias e histórias nas aquarelas de Antonio Giacomin
Aquarela de Antonio Giacomin ilustra logomarca do projeto De Manta e Cuia

Segundo ela, já houve casos em que uma galeria chegou a comercializar uma peça de Giacomin com margem de lucro de 110%, ou seja, mais do que o dobro do valor. O percentual médio, segundo Caroline, é de 33%.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL 25/06/2018O artista plástico caxiense Antonio Giacomin está com novo atelier, no bairro Pio X, em Caxias do Sul. O local abriga, além do estúdio onde pinta aquarelas e acrílicos sobre telas, um espaço para workshops, oficinas e outros eventos relacionados à cultura.(Felipe Nyland/Agência RBS)
Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

A Galeria e Atelier Antonio Giacomin abriga ainda salas administrativas e ambientes multiuso que podem ser utilizados pela comunidade para a realização de atividades como workshops, oficinas culturais, palestras, exposições, vernissages, eventos e sessões de lançamento de livros, entre outras. Também são bem-vindas turmas de estudantes de ensino fundamental e médio, além de universitários.

–  A ideia é fazer um link com a faculdade, promover debates sobre arte, sobre aquarela. Nunca estou satisfeito com aquilo que faço –  revela, ao falar da inquietude que alimenta seu trabalho.

O espaço também está aberto para quem quiser conferir de perto o trabalho do artista, já que as paredes estão forradas com obras de diferentes épocas e temáticas, desenvolvidas por Giacomin em suas andanças pela Serra, pelo Brasil e também por países como Itália, Inglaterra, Espanha e, mais recentemente, China, onde esteve como convidado de um encontro. Uma oportunidade imperdível (e gratuita) para apreciar o olhar sensível do pintor que transforma tintas e água em poesia.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL 25/06/2018O artista plástico caxiense Antonio Giacomin está com novo atelier, no bairro Pio X, em Caxias do Sul. O local abriga, além do estúdio onde pinta aquarelas e acrílicos sobre telas, um espaço para workshops, oficinas e outros eventos relacionados à cultura.(Felipe Nyland/Agência RBS)
Galeria também abriga ambientes para a realização de eventos como workshops, sessões de autógrafos e palestras, entre outrosFoto: Felipe Nyland / Agencia RBS

–  Sou como um fuçador em um ferro-velho em busca de objetos que não têm mais serventia – afirma, ao falar da atração por itens como malas de viagem antigas, baleiros, canecas, sapatos entre outros utensílios que, em luz e sombra, parecem reais.

E enquanto comemora a abertura de sua nova casa, Giacomin trabalha na produção da exposição que levará para a Galeria Municipal Gerd Bornheim, em novembro, tendo como tema a própria infância, quando “roubava” da mãe tubos de anil e pedaços de carvão vegetal para desenhar no papel.

–  Os brinquedos que eu construía me ensinaram muito sobre as formas que eu pinto hoje –  lembra.

Serviço
:: Galeria e Atelier Antonio Giacomin (Rua João Adami, 289, bairro Pio X, Caxias do Sul)
:: (54) 3419-5323
:: www.antoniogiacomin.com
:: contato@antoniogiacomin.com

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros