"A música é a linguagem universal", diz maestro que regerá concerto da Osucs nesta quinta-feira, em Caxias do Sul - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Quinta Sinfônica14/06/2018 | 09h02Atualizada em 14/06/2018 | 09h02

"A música é a linguagem universal", diz maestro que regerá concerto da Osucs nesta quinta-feira, em Caxias do Sul

Apresentação terá maestro de universidade canadense e solista da UFRGS

"A música é a linguagem universal", diz maestro que regerá concerto da Osucs nesta quinta-feira, em Caxias do Sul Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Jonathan Girard, da University of British Columbia (Canadá), estará à frente da Orquestra Sinfônica da UCS Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS
Maristela Scheuer Deves
Maristela Scheuer Deves

maristela.deves@pioneiro.com

Um concerto para celebrar a noção da unidade por meio da diversidade, com músicas de compositores de diferentes nacionalidades. Assim o maestro Jonathan Girard, da University of British Columbia (Canadá), descreve o espetáculo em que ele comandará, como regente convidado, a Orquestra Sinfônica da UCS (Osucs), na noite desta quinta-feira, em mais uma edição do Quinta Sinfônica, no UCS Teatro.

— Música, afinal, é a linguagem universal, a linguagem que todos nós entendemos. Ela tem o poder de comunicar grandes emoções e sentimentos de uma forma que encontra ressonância em todas as pessoas — completa.

Ele conta que, quando foi convidado para reger o concerto, quis trazer um trabalho do premiado compositor canadense Jocelyn Morlock: Nostalgia, escrito para orquestra de cordas em 2007 e que abrirá a apresentação. Inspirada num movimento (adagio) da Sonata para Viola da Gamba e Cravo, de Johann Sebastian Bach, a peça tem uma abertura que cria uma atmosfera difusa e misteriosa:

— Ela conjura memórias profundas, sentimentos e emoções. Desse início emerge um trecho altamente energético, e na conclusão há fragmentos audíveis da sonata de Bach.

Na sequência, a plateia será brindada com Concerto para Piccolo e Orquestra de Cordas, do compositor brasileiro Osvaldo Lacerda, com o solista convidado Leonardo Winter. Professor da UFRGS e atuante junto a diversas orquestras brasileiras, Winter conta que o instrumento no qual fará solo, o flautim (ou flauta piccolo) é o instrumento mais agudo da orquestra.

— Ele tem como característica marcante a sonoridade penetrante e aguda , permitindo tocar passagens rápidas, virtuosísticas e melodias líricas e expressivas.  Hoje em dia está sendo muito explorado pelos compositores contemporâneos , que redescobriram as possibilidades expressivas do instrumento além de seu timbre único — conta.

O solista acrescenta que a peça que interpretará apresenta três movimentos nos quais são explorados o virtuosismo e a expressividade do instrumento.

— Lacerda utiliza  melodias nordestinas com vivacidade rítmica e escalas modais características. O primeiro movimento apresenta um tema saltitante, contrastando solos e intervenções orquestrais e apresentando uma expressiva e virtuosística cadência. O segundo movimento é uma melodia seresteira que lembra a atmosfera dos chorões brasileiros, e o terceiro apresenta uma pulsação rítmica acentuada e vivaz, lembrando as festas populares e seus ritmos marcantes.

Após o intervalo, o espetáculo se completará com a execução de Sinfonia Nº 4, Op. 90 Italiana, de Felix Mendelssohn-Bartholdy. Dessa peça, o maestro Girard destaca a abertura:

— O início do primeiro movimento é talvez uma das mais alegres passagens da música, na qual Mendelssohn captura a essência da exuberância italiana — descreve.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 12/06/2018 - Ensaio da Orquestra da UCS, que terá como maestro convidado o canadense Jonathan Girard, e como solista, o flautista Leonardo Winter. (Marcelo Casagrande/Agência RBS)
Professor da UFRGS e atuante junto a diversas orquestras, Leonardo Winter fará um solo tocando flautim, ou flauta piccoloFoto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Agende-se

O quê: concerto Quinta Sinfônica, com a Orquestra Sinfônica da UCS e convidados.

Quando: nesta quinta-feira, às 20h30min.

Onde: no UCS Teatro (campus sede da UCS), em Caxias.

Quanto: os ingressos custam de R$ 10 a R$ 40, com meia entrada para estudantes e idosos, à venda na Loja UCStore (Galeria Universitária) e na Livraria do Maneco.

Leia também:
3por4: Artista Daniela Antunes entrega estátua de Santo Antônio em Bento Gonçalves
Com oito espetáculos em três semanas, 25ª Mostra Tem Gente Teatrando inicia nesta quarta-feira, em Caxias do Sul
3por4: Mesa de Cinema será realizado no Intercity Caxias neste sábado

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros