Visitas a museus, exposições de alunos e oficinas integram a Semana dos Museus, que segue até domingo em Caxias do Sul - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Patrimônio15/05/2018 | 10h37Atualizada em 15/05/2018 | 10h37

Visitas a museus, exposições de alunos e oficinas integram a Semana dos Museus, que segue até domingo em Caxias do Sul

Na sexta-feira, será possível aprender a restaurar fotografias antigas

Visitas a museus, exposições de alunos e oficinas integram a Semana dos Museus, que segue até domingo em Caxias do Sul Roni Rigon/Agencia RBS
Diversos espaços participam da programação, entre eles o Instituto Hércules Galló, localizado em Galópolis Foto: Roni Rigon / Agencia RBS
Maristela Scheuer Deves
Maristela Scheuer Deves

maristela.deves@pioneiro.com

Quem somos e o que seremos tem muito a ver com a nossa identidade _ e isso inclui saber de onde viemos. Nesse contexto, a Semana Nacional dos Museus chega à sua 16ª edição, e, mais uma vez, tem atividades também em Caxias do Sul. A programação, que envolve escolas, profissionais da área e comunidade, segue até domingo em vários locais, numa promoção conjunta de Divisão de Museus da Secretaria Municipal da Cultura, Instituto de Memória Histórica e Cultural (IMHC-UCS), Instituto Bruno Segalla (IBS), Instituto Hércules Galló (IHG), Museu dos Capuchinhos (MusCap), Memorial Gazola (Museu da Metalurgia de Caxias do Sul), Centro de Memória da Câmara de Vereadores e Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.

Dentro do tema deste ano, Museus Hiperconectados: Novas Abordagens, Novos Públicos, vale destacar uma ação que vem sendo desenvolvida desde março com estudantes de 18 escolas públicas da cidade. É o projeto Caxias do Sul: Lugares de Memórias e Conexões Possíveis, pelo qual cerca de 1,5 mil estudantes do ensino médio e do 4º ao 9º ano do ensino fundamental participaram de oficinas sobre memória, patrimônio e acervos.

— O objetivo era que aprendessem a construir espaços de memória relacionados às próprias escolas ou às comunidades nas quais elas estão inseridas — conta o diretor do IMHC-UCS, Anthony Beux Tessari, um dos envolvidos na assessoria desse trabalho.

O resultado poderá ser conferido nesta semana, em diversos espaços (veja abaixo). A diretora da Divisão de Museus da SMC, Daniela Fraga, acrescenta que, a partir desse trabalho, boa parte das escolas participantes contará com espaços permanentes de memória:

— Além disso, estamos fazendo educação patrimonial, pois essas crianças terão um olhar diferentes para os museus, agora que conhecem o seu funcionamento. É um efeito cascata.

A Semana dos Museus também objetiva fazer com que um número maior de pessoas transite pelos espaços que guardam um pouco da história da cidade. Quem quiser ir além também poderá participar de uma oficina de conservação de fotografias, na sexta-feira (há uma edição nesta terça também, mas já com inscrições encerradas).

O IMHC-UCS também ministra, durante o ano, cursos de conservação e de escavação arqueológicas para escolas interessadas, gratuitamente.

Agende-se

O quê: 16ª Semana Nacional dos Museus.

Quando: até domingo.

DESTAQUES: 

:: Visitação a museus + exposição de trabalhos das escolas participantes do projeto Caxias do Sul: Lugares de Memórias e Conexões Possíveis, até dia 20, nos seguintes locais e horários (todos com entrada franca): 

- Museu Municipal (Rua Visconde de Pelotas, 586): de terça a sexta, das 9h às 17h, e sábado, das 11h às 17h. 

- Instituto Memória Histórica e Cultural - UCS (Sala 105 - Bloco 46 da UCS): de segunda a sexta, das 8h às 19h, sem fechar ao meio-dia. 

- Instituto Hércules Galló (BR-116, 1579 - Galópolis): de terça a sábado, das 13h30min às 17h30min. 

- Museu dos Capuchinhos (Rua Gen. Mallet, 33B - Rio Branco): de segunda a sexta, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h.

- Memorial Gazola (BR 116, 1018 - Petrópolis): terças e quintas, das 14h às 17h. 

- Centro de Memória da Câmara de Vereadores, de segunda a sexta, das 8h às 17h.

:: Curso de Extensão - Conservação de Fotografias Históricas: sexta, dia 18, das 13h30min às 16h30min, no Instituto Memória Histórica e Cultural da UCS, Bloco 46. Inscrições até quinta pelo site ucs.br, ao custo de R$ 20.

:: Oficina de conservação preventiva em tecido: sexta, dia 18, das 14h às 16h, no Museu Municipal. Inscrições gratuitas pelo e-mail pmdebastiani@caxias.rs.gov.br, com vagas limitadas.

:: Concertos ao Entardecer - Encerramento da 16ª Semana de Museus: domingo, às 18h, na sede social do Recreio da Juventude. Entrada franca.

Leia também:
3por4: Famoso por participações no "Encontro com Fátima Bernardes", Rossandro Klinjey palestra em Caxias 
"Corpobolados" é apresentado gratuitamente nesta terça, em Caxias
Às vésperas de embarcar para México e Rússia, Yangos lança novo álbum nesta terça-feira, em Caxias do Sul


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros