Novo livro de Maristela Scheuer Deves conta mistério do sumiço de todas as bergamotas dos pomares - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Literatura04/05/2018 | 08h39Atualizada em 04/05/2018 | 08h42

Novo livro de Maristela Scheuer Deves conta mistério do sumiço de todas as bergamotas dos pomares

"O Sumiço das Bergamotas" será lançado neste sábado, em Caxias do Sul

Novo livro de Maristela Scheuer Deves conta mistério do sumiço de todas as bergamotas dos pomares Lucas Amorelli/Agencia RBS
Na obra, voltada ao público infantojuvenil, cinco meninos buscam desvendar o desaparecimento das frutas do pomar da tia Ana e de todos os pomares das redondezas Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

Maristela Scheuer Deves lembra com nostalgia da infância em Pirapó, no Noroeste gaúcho, quando as idas à casa da tia Ana quase sempre resultavam em sacolas repletas de frutas da estação. Aos 43 anos, a escritora e jornalista do Pioneiro foi buscar naquela época a inspiração para seu mais recente livro, O Sumiço das Bergamotas, cujo lançamento será neste sábado, na Do Arco da Velha Livraria e Café, em Caxias do Sul.

Desta vez, os irmãos Rafael e André estão às voltas com o desaparecimento de bergamotas, laranjas e outras delícias da época da maior parte dos pomares da região. Um mistério que intriga não somente a dupla, mas também os amigos Saulo, Leandro e Alisson. Juntos, eles formam um quinteto de investigadores ávidos por descobrir onde as frutas foram parar.

A aventura começa justamente no quintal da tia Ana (sim, a personagem recebeu o mesmo nome da tia da autora), quando André descobre que todas as bergamoteiras e laranjeiras estão vazias. A partir daí, os adolescentes começam a por em prática seu plano infalível para descobrir quem está roubando os cítricos. A bordo de suas bicicletas, passam a investigar, nos pomares das redondezas, o que poderia estar por trás do que consideram um crime. Questão de vida ou morte. Afinal de contas, imagina nunca mais poder sentir o gosto doce de bergamotas?

– Pensei na geografia de Pirapó, mas como não é mencionada nenhuma cidade, poderia ser em qualquer lugar – diz Maristela.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL 02/05/2018Maristela Scheuer Deves lança no sábado, dia 5, o livro infanto-juvenil O Sumiço das Bergamotas.Lucas Amorelli/Agência RBS
Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

O Sumiço das Bergamotas é o quinto título lançado pela jornalista desde 2010. Os cinco protagonistas, aliás, já são conhecidos dos leitores de Maristela. André, Rafael, Saulo, Leandro e Alisson já apareceram em O Caso do Buraco (2011), no qual tentam desvendar o aparecimento de uma escavação próximo ao local onde tinham ido acampar.

– São meninos comuns, o que permite ao leitor se identificar com eles. E são heróis sem superpoderes de outras histórias infantojuvenis, como Harry Potter e Percy Jackson – compara a autora, que na infância e adolescência devorava séries como Inspetora, de Ganymédes José, e Os Seis, de Irani de Castro.

Com um texto leve e cheio de detalhes, Maristela conduz seus leitores por uma história em que costura momentos de tensão e toques de humor capazes de prender a atenção de qualquer um que se propõe a embarcar nas aventuras do quinteto. A cena final é digna de suspense.

O livro foi viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) municipal, com apoio cultural de Fundação Marcopolo, Marcopolo, Neobus e Moneo.

Programe-se
:: O quê:
lançamento e sessão de autógrafos do livro O Sumiço das Bergamotas, de Maristela Scheuer Deves.
:: Quando: sábado (5), das 10h às 13h.
:: Onde: na Do Arco da Velha Livraria e Café (Rua Dr. Montaury, 1.570, Centro, Caxias do Sul. (54) 3028-1744).
:: Quanto: entrada franca. O livro será vendido a R$ 25.

Leia também
Na cozinha: faça mousse de limão com suspiros
Agenda: Braspol realiza jantar típico polonês nesta sexta, em Caxias
Cinema: confira filmes e horários nas salas de Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros