Modelagens, fios e estilos variados ditam a moda inverno 2018 - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

29º Festimalha25/05/2018 | 15h23Atualizada em 25/05/2018 | 15h32

Modelagens, fios e estilos variados ditam a moda inverno 2018

Diversidade, conforto e afeto vestem a malha

Modelagens, fios e estilos variados ditam a moda inverno 2018 Mauro Stoffel/divulgação
Foto: Mauro Stoffel / divulgação

O tricô deixou de ser apenas uma peça para se aquecer. Ele veste, defende ideologias e exibe estilos. As peças pesadas deram espaço à leveza, ao design e, principalmente, ao conforto. A diversidade também está cada vez mais presente, com uma proposta de moda democrática, além de afetiva. Como o próprio clima está mais difuso, é possível encontrar uma variedade considerável de modelagens, fios e estilos, o que torna a gama de produtos ainda maior. Tudo isso está presente no 29º Festimalha, que segue até o dia 3 de junho, no Centro de Eventos de Nova Petrópolis.

— A moda não é mais seguida. Ela é reinventada e, principalmente, vetorizada por cada um de nós. Isso é o que a torna tão mais interessante. Podemos ressignificá-la de uma maneira individual, colocando nosso manifesto expresso em nosso visual, para vestir e defender nossas ideologias.

A afirmação é da produtora de moda do Festimalha, Luísa Cavalett Giusti, que garante não ser possível falar de malha sem falar de afeto:

— É uma delícia vestir um produto singular, uma malha feita com amor. Isso não tem preço. A moda não faz mais sentido se não tem um propósito. Moda não é apenas o ato de vestir, mas é o que você quer dizer com o vestir, o que você quer sentir.

Tendências

Com a democratização da moda e a variedade de estilos, muitas são as tendências em malha para este inverno. Uma das indicações mais relevantes, segundo Luísa, são as malhas caneladas, que podem ser vistas em blusas coladas, de manga três quartos, em modelos de saia lápis e, até mesmo, em vestidos, estes sempre colados ao corpo, lembrando os anos 1990.

Outro detalhe importante é a aplicação de bordados, até mesmo de patches, em diversos motivos (flores, bichinhos), que podem ter uma cara mais fun (divertida) e até mesmo chic, dependendo do uso. As modelagens oversized continuam com força na estação. Elas vêm em blusões e vestidos com pontos mais grossos e mangas largas, que, combinadas com peças despojadas, como o jeans, transformam o look em retrô. O resultado pode mudar completamente se composto por uma peça de alfaiataria, por exemplo, o que sugere uma proposta super chic.

Recortes assimétricos também se apresentam em diferentes formas nas malhas. Vão de decotes diferenciados a pontas assimétricas em vestidos e casacos. Em se tratando de cores, a variedade também é grande, indo de uma cartela cítrica até um círculo cromático completamente terroso. A produtora de moda destaca o amarelo cítrico, marrons avermelhados, lilás, menta e, é claro, preto e branco.

Dicas da produtora

FIOS, MODELAGENS E TEXTURAS

Brilho 

Desfile do Festimalha de 2018.
Foto: Mauro Stoffel / divulgação

Pode ser encontrado em diversas formas, aplicações de pedras em hot fix, bordados e até mesmo o fio de lurex. O paetê aparece em diversas aplicações: peças full brilho ou até mesmo aplicações sutis no fio e em pequenos detalhes nas peças.

Patches

Desfile do Festimalha de 2018.
Foto: Mauro Stoffel / divulgação

Aplicações de patches de flores deixam a peça com um ar mais vintage.

Pérolas

Bordados delicados de pérolas deixam as peças mais charmosas.

Fios felpudos 

Desfile do Festimalha de 2018.
Foto: Mauro Stoffel / divulgação

Com modelagens variadas, essa textura pode ser encontrada em diversos modelos e cores.

Canelados 

Desfile do Festimalha de 2018.
Foto: Mauro Stoffel / divulgação

Um clássico dos anos 90 que continua firme e forte em modelagens ajustadas, como saias, vestidos e blusas.

Oversized

Modelos maxi, normalmente vistos em blusões e casacos, se combinados com peças mais ajustadas podem trazer um ar super trendy no look.

CORES

Mostarda 

Desfile do Festimalha de 2018.
Foto: Mauro Stoffel / divulgação

É a nova cor do inverno, que pode ser combinada com peças mais leves e naturais, como uma calça de linho, por exemplo.

Candy Colors

Rosa quartzo, menta, lilás, jeans, são cores delicadas, porém super trendy.

Vermelho 

Desfile Festimalha 2018
Foto: Mauro Stoffel / divulgação

Além de ser um clássico no inverno, esquenta o look. O vermelho nessa temporada vem com uma cara mais aberta, vermelho cereja, por exemplo.

Leia Também:
Guadalajara, Guadalajara: confira o que cidade mexicana tem de melhor
Pedro Guerra: Um lugar silencioso
Confira as dicas do maquiador Fernando Torquatto para arrasar na maquiagem
Nivaldo Pereira: Com asas nos pés
Confira a programação cultural deste final de semana na Serra

 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros