Grupo TIA se apresenta nesta quinta e sexta no auditório da UCS Farroupilha - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Teatro Infantil02/05/2018 | 09h12Atualizada em 02/05/2018 | 09h20

Grupo TIA se apresenta nesta quinta e sexta no auditório da UCS Farroupilha

Espetáculo Histórias de um Circo sem Lona será apresentado a escolas públicas de Farroupilha

Grupo TIA se apresenta nesta quinta e sexta no auditório da UCS Farroupilha Adriana Marchiori/Divulgação
Foto: Adriana Marchiori / Divulgação
Pioneiro

Um palhaço apresentador, um palhaço que cuida das grandes orquestras circenses e um palhaço que interpreta atrações fazendo alusão a vários artistas de circos. É assim que Stripulia, Badanha e Fadiga chegam ao palco do Auditório da UCS Farroupilha nesta quinta e sexta, com o espetáculo Histórias de um Circo sem Lona, que será apresentado a escolas públicas de Farroupilha, dentro do Projeto Teatro a Mil, do Arte Sesc — Cultura por Toda Parte, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

A iniciativa visa atender mil crianças a cada ano, sendo promovida uma vez por ano em Farroupilha, trazendo peças que não tenham classificação etária com o intuito de atingir crianças de todas as idades.

— É preciso que não tenha classificação etária e que ela se adapte em espaços alternativos, pois muitas vezes ela acontece em escolas também. Acabamos dividindo desta vez em três sessões para poder dar a oportunidade aos mais pequenos de participarem também — diz a agente cultural do Sesc Farroupilha Joice Wammes.

O espetáculo, encenado por artistas do Grupo TIA, de Porto Alegre, tem duração de 50 minutos e é baseado em reprises e gangues de palhaços dos circos tradicionais do Brasil. Ele conta a história de três palhaços cheios de artimanhas, que, por não carregarem muitos dotes, precisam encontrar uma forma de ganhar a vida e conquistar o pão de cada dia. Os três levam ao palco muita simplicidade, ludicidade e, sobretudo, a cumplicidade que se estabelece entre os eles e o público. A participação do grupo no projeto se deu a partir de um convite do Sesc RS:

— Estamos com eles desde 2010, quando começamos a viajar. Acabamos também entrando nesse circuito, nesse projeto, e encerramos agora em Farroupilha, após 16 apresentações — destaca Mariana Abreu, atriz e produtora do TIA e que estrela a peça junto com Marcelo Militão, Marcio Ferrolho e Vicente Goulart.

Com o intuito de encantar as crianças, Mariana acredita que a peça converse com o público de forma que o faça se entregar a magia do circo, dos palhaços, demonstrando aos pequenos as coisas que que seus pais e avós faziam:

— Hoje em dia a informação está chegando muito rápido para as crianças e a peça aparece trazendo ludicidade, algo importante para elas. Essa questão de sorrir, de parar, de esquecer essa loucura e se entregar a à magia.

Arte Sesc

O programa Arte Sesc reúne todas as atividades culturais desenvolvidas pelo Sesc no Rio Grande do Sul, entre teatro, música, artes plásticas, literatura e cinema.

AGENDE-SE

:: O quê: espetáculo Histórias de um Circo sem Lona, do Grupo TIA.

:: Quando: quinta, às 15h, e sexta, às 9h30min e às 15h.

:: Onde: Auditório da UCS Farroupilha (Rodovia dos Romeiros, 567).

:: Público-alvo: a peça é voltada a escolas públicas de Farroupilha. Interessadas devem fazer o agendamento prévio de acordo com as sessões. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3261-6526, com o Sesc.

 Leia também:
3por4: Conheça a nova aposta da agência caxiense Cast Onde Models
Gilmar Marcílio: privacidade 
3por4: Produtora caxiense 1Quarto participou do Youpix Creators Boost, em São Paulo
Na cozinha: aprenda a fazer rolos de cinnamon
3por4: Confira quem é a primeira atração confirmada do MDBF 2018|
Visita ao passado, dança, exposições, espiritualidade: veja os destaques da última edição do Almanaque
3por4: Equipe do MasterChef Brasil grava na Serra novamente  
Marcos Kirst: ah, bah! Boa notícia

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros