Frei Jaime: os pensamentos gritam - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Opinião11/05/2018 | 06h00Atualizada em 11/05/2018 | 06h00

Frei Jaime: os pensamentos gritam

A vida é, sem dúvida, um grandioso mistério

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! A sexta-feira chegou... a sensação é quase sempre a mesma: 'não vi a semana passar...' É próprio do tempo ir passando, dentro da cadência normal... Que o tempo favoreça o melhor, que é a vida... Vamos que vamos! Gratidão no coração! 

"Meus pensamentos gritam tão alto que, às vezes, tenho a sensação de contar a vida inteira só dizendo: oi." (Matheus Rocha). 

A vida é, sem dúvida, um grandioso mistério. Os pensamentos se multiplicam, o cérebro não para, os sentimentos se intercalam. Há um mundo, sem fronteiras, no interior de cada pessoa. Em alguns momentos, a impressão é que existe uma multidão em movimento dentro na profundidade do ser. Nem todos têm a habilidade de harmonizar e de adequar cada coisa no seu devido lugar. Feliz de quem busca ajuda para deixar a sua ‘casa interior’ bem de acordo com a necessidade da paz. Mas em alguns momentos, a impressão é de que os pensamentos se alteram e um fala mais alto que o outro. Em outras situações, o desejo de contar tudo para os outros provoca até ansiedade. 

Algumas pessoas falam para os demais tudo o que sentem e pensam. Verbalizar tem sua importância e valor. Mas a tarefa de ordenar os pensamentos não pode ser totalmente transferida para os outros. Como acalmar os pensamentos é um desafio bem exigente. Mas é possível viver de forma ordenada e sentir uma enorme paz no coração. A vida, com o passar dos dias, se encarrega de normalizar o que causou reboliço na mente e no coração. Ainda bem que tudo passa e deixa espaço para o aprendizado. Quando alguém diz 'oi', pode estar expressando um mundo de coisas, pois a palavra nunca é pronunciada sem retratar um contexto ou uma realidade íntima e pessoal. 

Um 'oi' pode mudar o dia de quem ouve, mas também pode aliviar a interioridade de quem o pronunciou. Os meios são muitos, ao ponto de formar redes. Praticamente todos têm acesso às ferramentas da comunicação. Porém, o coração continuará sedento de uma palavra, uma simples escuta, um olhar carregado de mansidão. Os pensamentos continuarão gritando bem alto. Que não falte a habilidade para harmonizar e serenar o que está engasgado na garganta e na alma. Um 'oi' pode reinventar vidas. 

Bênçãos! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraços!

Leia também:
Morador de rua é esfaqueado em Caxias 
1,1 mil alunos estão sem aula após furto de cabos de energia em Caxias 
Daer pretende cercar Rota do Sol e retirar lombada eletrônica em Itati

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros