Frei Jaime: o significado de amar - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Opinião12/05/2018 | 07h00Atualizada em 12/05/2018 | 07h00

Frei Jaime: o significado de amar

Viver alegre deveria ser a normalidade de todos, em qualquer ocasião

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! O sábado sempre chega silencioso... é o dia marcado por um ritmo menos acelerado, ao menos para alguns... A vida precisa de leveza, os passos podem ser mais lentos... Viver é uma aprendizado que supõe encantamento e vigor! Viver sempre será muito bom!

"Quando a alegria de outra pessoa for sua alegria, você terá entendido o significado de amar." (Osho). 

Viver alegre deveria ser a normalidade de todos, em qualquer ocasião. Porém, a alegria, nem sempre está presente, lado a lado, no cotidiano. Alguns pensam que a tristeza é mais insistente e, por isso, acaba conquistando maior espaço, sem falar que ela não tem pressa de ir embora. Mas a alegria tem um diferencial: ela é contagiosa, dificilmente alguém se mantém triste ao conviver com pessoas alegres. A presença da alegria ilumina os ambientes, transforma corações, espanta a tristeza. Para viver alegre não há necessidade de muitos motivos, basta recordar que a vida é o primeiro e maior presente. A convivência também é um dom. Ninguém vive feliz no isolamento. Pelo contrário, a solidão é fonte de muitas doenças emocionais e físicas.

Quando os outros estão felizes, o amor passa a circular incessantemente. Ficar feliz porque alguém está feliz é simplesmente inspirador e encantador. É lamentável que algumas pessoas acabam sentindo-se desconfortáveis, só pelo fato de ver que os outros estão alegres. O amor faz com que as alegrias sejam multiplicadas, que as distâncias sejam eliminadas e que a paz seja persistente. Deixar-se contagiar com a alegria da outra pessoa é um segredo eficaz, pois o outro não diminui a sua própria alegria, distribui para ficar com uma quantidade ainda maior. A carência do amor está relacionada com a falta de alegria. Se diminui o amor, diminuirá a alegria. 

É difícil de entender, mas são muitas as pessoas que cultivam a tristeza: simplesmente gostam de viver tristes. Quando não possuem nenhum motivo para ficar tristes, voltam no passado e vão em busca de alguns acontecimentos que já estão no baú existencial. Assim, como ninguém fica sem sorrir diante do sorriso de uma criança, que todos possam se alegrar com a alegria dos outros. Não é difícil viver alegre, requer apenas persistência e muito amor. 

Bênçãos! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraços!

Leia também
Estado não divulga valor que pretende repassar para manter os leitos do HG, em Caxias
Memória: inauguração do Super Calcagnotto em 1975
Calor esfria vendas no comércio caxiense

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros