Frei Jaime: nem tudo precisa ser explicado - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Opinião25/05/2018 | 06h30Atualizada em 25/05/2018 | 06h30

Frei Jaime: nem tudo precisa ser explicado

As relações humanas não são simples como alguns pensam

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! A sexta-feira foi chegando lentamente... Vamos acolhê-la com serenidade e muita paz. Que este dia seja repleto de oportunidades... Que o cansaço seja apenas um detalhe... Que o amor continue sendo a melhor direção... Vamos lá! 

"Você não conhece as pessoas. Você conhece as partes que elas permitem que você veja." (Bleach). 

O mistério está presente em todos os seres da natureza. O humano, no entanto, parece reter a maior proporção deste mistério, que acompanha os dias e os acontecimentos. Todos tentam usar o intelecto para explicar o inexplicável. O mistério pode ser apreendido pela racionalidade, mas ele não se esgota nas infindáveis divagações humanas. As pessoas com as quais a convivência vai se dando, jamais serão totalmente conhecidas. A própria pessoa tem um lado obscuro em relação a si mesma. Viver é ir desvendando os enigmas existenciais, reconstruindo conceitos, idealizando avanços. As pessoas podem surpreender, assim como podem decepcionar. 

As relações humanas não são simples como alguns pensam. Não é de hoje que alegres amizades terminaram em distâncias quilométricas. Entender as pessoas é uma tarefa árdua, um itinerário que desconhece fim. Quantos casais passam décadas juntos e, lá adiante, sentem-se como que lado a lado de um estranho. Não se trata de falta de habilidade no mútuo conhecimento, mas na certeza de que o ser humano é portador de um mistério que ultrapassa qualquer definição. É comum revelar somente o que a pessoa deseja que o outro conheça. Mesmo tendo uma pequena amostra, mesmo assim fica difícil compreender o todo. 

Feliz de quem sabe silenciar diante dos mistérios que envolvem a vida. Afinal, nem tudo precisa ser explicado. Sentir é um jeito amável de estar com conhecidos e também desconhecidos. A melhor atitude é amar as pessoas assim como elas são. 

Bênçãos! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraços!     

Leia também:
CIC de Caxias do Sul quer candidatos pés no chão
Ex-vereador Adelino Teles filiou-se no PSD
Pela primeira vez, prefeito de Caxias do Sul defendeu a alteração da data da Festa da Uva

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros