Frei Jaime: construir pontes - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Opinião18/05/2018 | 06h00Atualizada em 18/05/2018 | 06h00

Frei Jaime: construir pontes

As pontes, em todos os lugares do mundo, unem margens, favorecem passagens, diminuem distâncias.

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! Alguns pensamentos... os compromissos não dão folga... Mas a vida se encarrega de reverter algumas questões e de apresentar novas alternativas... O otimismo abre portas e mostra outros caminhos! O importante é estar revestido de muita fé! Feliz sexta-feira!

"Apenas os que dialogam podem construir pontes e vínculos." (Papa Francisco). 

As pontes, em todos os lugares do mundo, unem margens, favorecem passagens, diminuem distâncias. O ser humano utiliza pontes, mas pode ser ‘ponte’ em diversas situações do cotidiano. Através do diálogo, muitas pontes são construídas, entendimentos são cimentados, promessas são cumpridas. Os meios estão cada vez mais sofisticados, mas os diálogos tendem ao enfraquecimento. É urgente retornar à credibilidade do valor do diálogo e apostar num tempo onde as palavras voltem a ter conteúdo. Quantas frases mal formuladas acabam provocando verdadeiros estragos, aumentando animosidades, comprometendo a afetividade. 

Em outros tempos, a vinculação entre as pessoas era praticamente natural, através de uma saudosa fidelidade. Cada época tem expressões diferenciadas, mas o diálogo ultrapassa o tempo para tornar-se eterno, fortalecendo a convivência. Dialogar é uma arte que passa pelo aprendizado e que proporciona sintonia. O mundo carece de diálogo e abre espaço para o silêncio sepulcral, que impacta na espontaneidade e cria muros, tendo como argamassa a indiferença. 

Só pelo fato de carregar consigo o dom da vida, a pessoa merece  respeito e acolhida. Nenhum humano deveria ser apenas mais um número. Afinal, cada pessoa é, sem dúvida, um mundo singular, uma realidade que desconhece duplicidade. O diálogo é uma ferramenta maravilhosa. Popularmente é comum ouvir a afirmação: 'conversando a gente se entende.' Que as famílias possam ser a 'escola do diálogo.' É em casa que se dá o primeiro contato com o diálogo: quando um fala, o outro escuta. Que as pontes se multipliquem, que a união se fortaleça, que a alegria seja perene. Dialogar é uma forma bonita de amar. 

Bênçãos! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraços!

Leia também:
Filme "Madame" estreia em Caxias nesta quinta 
Marcello Caminha lança show comemorativo de 10 anos do álbum "Influência" nesta sexta-feira, em Caxias
3por4: Revista Noivas será encartada no Pioneiro do dia 30 de maio
Atitude 67 faz show pela primeira vez em Caxias nesta sexta

eira-vez-em-caxias-nesta-sexta-10345550.html">Atitude 67 faz show pela primeira vez em Caxias nesta sexta

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros