Escritores Delcio Antonio Agliardi e João Batista da Silva lançam novo livro neste sábado, em Caxias - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Fragmentos do Imaginário11/05/2018 | 15h41Atualizada em 14/05/2018 | 06h46

Escritores Delcio Antonio Agliardi e João Batista da Silva lançam novo livro neste sábado, em Caxias

As duas obras carregam um ponto em comum: a construção da história a partir da vida de cada autor

Escritores Delcio Antonio Agliardi e João Batista da Silva lançam novo livro neste sábado, em Caxias Thais Bachi/divulgação
Foto: Thais Bachi / divulgação

Dois lançamentos literários marcam o sábado em Caxias do Sul. Enquanto Delcio Antônio Agliardi apresenta o novo trabalho "Rotas do Imaginário", na livraria Do Arco da Velha, o escritor João Batista da Silva autografa seu novo trabalho no complexo gastronômico Fabbrica. As duas obras, apesar de suas particularidades, carregam um ponto em comum: a construção da história a partir da vida de cada autor.

Apaixonado e inspirado pela literatura de Calvino e Jorge Luis Borges, Delcio defende que o escritor não se faz fora da sua história de vida. Seu novo livro, Rotas do Imaginário (Liddo Editora, 65 pág., R$ 29,90), nasceu, justamente, das vivências e experiências que coleciona e dos caminhos que já traçou. Para ele, as rotas inventadas dentro de suas breves histórias tem o poder de inventar também novos povos e fundar outros mundos: 

—  É um trabalho que brota nessas circunstâncias. O texto se propõe a algo. Naturalmente que a sensibilidade, a história da literatura, o conto presente em minha vida, são fontes desse caminho que parecem não ter fim. O livro valoriza o imaginário, os pequenos pontos que fazem o leitor gostar da literatura, e, nessa literatura, viajar para outros lugares. 

A obra, composta por 53 contos, também busca pensar as diferentes humanidades inclusas em cada história, como uma mulher que se propôs, no auge da Idade Média, a ser líder de um grupo local. Nelas, pontos de vida como esse brotam e, deles, emergem o que Delcio chama de textos-imagens. A narrativa fala, mas não entrega tudo ao leitor. É preciso imergir mais fundo:

—  A particularidade dele são as fontes inspiradoras que ele traz. Vários escritores buscam um dia poderem escrever em duas, três, linhas. Eu me considero mais amante do verso do que da prosa. E o rotas do imaginário também tem uma pitadinha de poesia —  adianta.

AGENDE-SE:

:: O quê: sessão de autógrafos do livro Rotas do Imaginário, de Delcio Antônio Agliardi.
:: Onde: na livraria Do Arco da Velha (Rua Dr. Montaury, 1570).
:: Quando: neste sábado, das 10h às 13h30min.
:: Quanto: entrada gratuita.

Pedaços de histórias

João Batista da Silva lança o livro ¿Pedaços¿Obra será apresentada ao público no dia 12 de maio,às 15h, na Fabbrica, em Caxias do Sul (RS)
Foto: Rafael Machado / Divulgação

São fragmentos de períodos de saudade, emoção, alegria e tristeza, que dão forma ao novo livro do escritor João Batista da Silva, intitulado Pedaços (Editora Virtua, 100 pág., R$ 32), que tem lançamento neste sábado, na Fabbrica, em Caxias do Sul. Composto a partir de poemas publicados originalmente em um blog do escritor, o trabalho é uma volta à literatura adulta, depois da experiência de Batista com livros para crianças. Segundo ele, a obra é uma reflexão para o sentir, o pensar e o fazer poético:

— É um enfeixe de poemas com sentimento à flor da pele. Eles exaltam um pouco do ser, da pessoa a ser idolatrada, o ser humano mesmo. E traz um pouco de mim, do que eu passei durante todo esse tempo, com períodos de saudades, emoção, alegria. Ele é bem diversificado. Tem traços da minha personalidade no livro, são pedaços da minha trajetória. 

Os textos falam muito sobre o imaginário do viajar, sobre a saudade que fica daqueles que, em certos momentos da vida, estão longe. Batista explica que esses pedaços, que se constroem um após o outro, como pequenos fragmentos de uma só coisa, também convidam o leitor à fazer parte de cada história e identificar-se com as narrativas.

—  Por meio dos poemas, cada pessoa pode juntar os seus pedaços. Muitos poemas vão tocar no coração das pessoas, elas vão poder se identificar com eles. Um dos meus chavões é que o leitor é o pedaço que falta na obra. 

PROGRAME-SE

:: O quê: lançamento do livro Pedaços, de João Batista da Silva.
:: Onde: na Fabbrica (Rua Nelson Dimas de Oliveira, 11).
:: Quando: neste sábado, das 15h às 19h.
:: Quanto: entrada gratuita.

 Leia também:
Confira o que vai ser tendência neste inverno
Entrevista: o Xodó da novela "O Outro Lado do Paraíso" fala sobre vida e carreira
Tríssia Ordovás Sartori: Microcosmo sociedade 
Nivaldo Pereira: Signos e clichês

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros