Dia do Vinho tem Grupo Tholl e Os Gaudérios como atrações em Flores da Cunha e Veranópolis no fim de semana - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Cultura18/05/2018 | 08h00Atualizada em 18/05/2018 | 08h00

Dia do Vinho tem Grupo Tholl e Os Gaudérios como atrações em Flores da Cunha e Veranópolis no fim de semana

Ambos os espetáculos ocorrem nas duas cidades, sexta-feira em Flores e domingo em Veranópolis

Dia do Vinho tem Grupo Tholl e Os Gaudérios como atrações em Flores da Cunha e Veranópolis no fim de semana Juliano Kirinus/Divulgação
Em ¿Cirquin¿, Tholl deixa de lado a pompa e o luxo para contar uma singela e divertida história de amor Foto: Juliano Kirinus / Divulgação

Dois espetáculos bem diferentes, porém capazes de encantar a todos pela excelência artística, devem levar grande público ao Parque da Vindima, em Flores da Cunha, e ao Parque José Bin, em Veranópolis, nesta sexta-feira e domingo, respectivamente. Ambas as plateias poderão conferir as estripulias circenses do Grupo Tholl e a dança regionalista de Os Gaudérios. A trupe pelotense e os tradicionalistas caxienses farão shows gratuitos, que marcam a celebração do Dia do Vinho. 

Após se apresentar ao público caxiense em abril, o consagrado Grupo Tholl leva a florenses e veranenses sua montagem mais recente, Cirquin, inspirada no teatro mambembe. Trata-se de uma forma lúdica de encenar uma história de amor tão romântica quanto inusitada, sem qualquer referência ao espaço e ao tempo em que se passa, entre quatro saltimbancos que se apaixonam por uma bailarina de circo. A trama se desenrola contando a cômica viagem dos personagens na busca por esse amor, enfrentando desafios e fazendo as acrobacias mais improváveis, unindo ao teatro o encantamento e a magia do circo:

– O Cirquin marca uma ruptura estética com nossos dois espetáculos anteriores, que traziam todo aquele luxo e figurinos caríssimos. O que fizemos foi contar uma história sobre todas as formas de amor, com figurinos simples, bastante traparia, reaproveitamento de peças antigas e até uma carroça puxada por bicicletas. Ao mesmo tempo, optamos por usar técnicas novas para o Tholl, como a báscula e a canastilha. É uma proposta bem barroca – destaca o diretor do Tholl, João Bachilli. 

Grupo de projeção folclórica Os Gaudérios, de Caxias do Sul, comemora 37 anos dia 21 de abril
Formado em Caxias do Sul há 41 anos, Os Gaudérios são referência em danças regionais do SulFoto: Petter Campagna / Divulgação

Formado em Caxias do Sul 41 anos atrás, sempre dedicado a difundir pelo país e no Exterior os ritmos e as danças típicas do Rio Grande do Sul, Os Gaudérios apresentam o espetáculo Dançando Pelo Rio Grande, que reconstitui no palco essa trajetória de quatro décadas. Filho de um dos fundadores e atual coordenador do grupo que conta com seis casais dançarinos e quatro músicos, Júlio César Heinrich destaca que a apresentação transita por ritmos que unem o Sul do Brasil com a Argentina e com o Uruguai: 

– Nossas coreografias transitam por diversos ritmos, mas a que mais chama a atenção é o sapateio forte, que é uma marca da música uruguaia e argentina semelhante à do nosso Estado, como a chula. Nesses mais de 40 anos nós passamos por diversas fases, e queremos mostrar essa evolução neste espetáculo. Quem acompanhou o início dos Gaudérios, no tempo das apresentações no Restaurante Gianella, em Caxias, certamente vai ter lembranças daquela época. 

Dia do Vinho

Com programação conjunta em municípios da Bahia, São Paulo e Rio Grande do Sul, o Dia do Vinho conta com mais de 300 atrações que celebram a cultura vitivinícola em algumas das regiões produtoras mais importantes do país. 

No Estado, ocorre em municípios da Serra e em Porto Alegre, entre 18 de maio e 3 de junho. Em Flores da Cunha, ocorre paralelamente às comemorações de 94 anos do município. Em Veranópolis, integra a 2ª edição do VeraCult, festival gastronômico e cultural. 

Programe-se
O quê
: Espetáculos Cirquin, com o Grupo Tholl, e Dançando Pelo Rio Grande, com Os Gaudérios.
Quando: Sexta-feira, a partir das 19h (Flores) e domingo, a partir das 17h.
Onde: Parque da Vindima Elóy Kunz, em Flores da Cunha, e Parque da Femaçã – José Bin, em Veranópolis.
Quanto: Entrada gratuita.

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros