Concerto da Orquestra Municipal de Sopros de Caxias homenageia os 100 anos de Leonard Bernstein, neste sábado - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Música25/05/2018 | 13h21Atualizada em 25/05/2018 | 13h38

Concerto da Orquestra Municipal de Sopros de Caxias homenageia os 100 anos de Leonard Bernstein, neste sábado

Apresentação no Teatro Pedro Parenti terá maestro norte-americano Shawn Smith como convidado

Concerto da Orquestra Municipal de Sopros de Caxias homenageia os 100 anos de Leonard Bernstein, neste sábado Divulgação/Divulgação
Leonard Bernstein se tornou um ícone da música orquestral pelas trilhas sonoras de Amor, Sublime Amor e Sindicato dos Ladrões Foto: Divulgação / Divulgação

A habilidade na condução e a genialidade na composição de peças sinfônicas tornaram o norte-americano Leonard Bernstein (1918-1990), regente da Orquestra Filarmônica de Nova York entre 1958 e 1969, um dos mais renomados maestros do século passado. 

Este ano, quando se completa um século do nascimento do autor das célebres trilhas sonoras dos filmes Amor, Sublime Amor (West Side Story, 1961) e Sindicato dos Ladrões (On The Waterfront, 1954), a Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul realiza um concerto em sua homenagem no Teatro Pedro Parenti, na Casa da Cultura. A apresentação, neste sábado, terá o comando do regente convidado Shawn Smith, norte-americano que também irá ministrar workshop e palestra na cidade. 

Regente da Orquestra de Sopros e diretor artístico do espetáculo, o maestro Fernando Berti Rodrigues comenta que o concerto em homenagem a Bernstein estava alinhavado desde o ano passado. A cereja no bolo foi a possibilidade de contar com a presença de Smith, doutor em regência musical e professor e diretor de bandas da Universidade da Carolina do Norte (UNC), em Charlotte, EUA. 

– Sempre estamos atentos a datas importantes no universo da música (no ano passado, a orquestra celebrou os 120 anos de Pixinguinha), por isso já tínhamos previsto este concerto. Em dezembro tive a oportunidade de participar de uma clínica de aperfeiçoamento em Chicago e conhecer o Shawn, que inclusive fala português, pois morou em Portugal.  Mostrei alguns vídeos da nossa orquestra, ele gostou e aceitou o convite para fazer essa homenagem. Nada melhor do que ter um maestro americano conduzindo esse repertório – comenta Berti. 

Orquestra Municipal de Caxias do Sul
Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do SulFoto: Maicon Damasceno / divulgação

O concerto terá como seu ponto mais alto as Danças Sinfônicas de West Side Story, que funde alguns dos temas presentes na trilha sonora do filme e que virou um musical de sucesso na Broadway. 

Trata-se de uma peça de 24 minutos e ensaiada ao longo de dois meses, que Berti considera como uma das mais desafiadoras já encaradas pelo grupo. 

– Trata-se de uma peça muito difícil, mas riquíssima em termos de polifonia e de variações rítmicas. Acho que a orquestra terá um ganho técnico muito grande ao executá-la. Esta foi uma sugestão minha. Outra obra de Bernstein que estará no programa, esta sugerida pelo Shawn e também muito desafiadora, é a opereta Candide Suite – antecipa o regente.

Agende-se
O quê
: Concerto Leonard Bernstein 100 Anos, com a Orquestra Municipal de Sopros
Quando: neste sábado, às 20h
Onde: no Teatro Pedro Parenti (Rua Dr. Montaury, 1.333 - Casa da Cultura)
Quanto: entrada gratuita


 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros