Com escritor Zuenir Ventura entre os convidados, Bento sedia o 2º Congresso Estadual de Cultura - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Debates09/05/2018 | 08h00Atualizada em 09/05/2018 | 16h54

Com escritor Zuenir Ventura entre os convidados, Bento sedia o 2º Congresso Estadual de Cultura

Autor de "1968: O Ano Que Não Terminou", que completa meio século este ano, é um dos palestrantes do evento, que segue até sexta-feira

Com escritor Zuenir Ventura entre os convidados, Bento sedia o 2º Congresso Estadual de Cultura Bel Pedrosa/Divulgação
O jornalista e escritor Zuenir Ventura Foto: Bel Pedrosa / Divulgação

Com o jornalista e escritor fluminense Zuenir Ventura como grande destaque, convidado para propor uma reflexão sobre o meio século passado após o icônico mês de maio de 1968 no Brasil e no mundo, inicia nesta quarta-feira o 2º Congresso Estadual de Cultura, em Bento Gonçalves. O credenciamento abre às 15h e o evento inicia às 19h.

Até sexta-feira, a Fundação Casa das Artes sedia uma série de painéis que irão abordar o cenário cultural no estado e no país sob diversos aspectos, como gestão política, financiamento, preservação de patrimônio e participação social. Nesta quarta, a palestra de abertura será do ex-secretário de Cultura Carlos Jorge Appel, com o tema A Cultura que Foi e que Será.

Entre os painelistas estão o artista visual uruguaio Alejandro Denes, a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas, o titular da Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer, Victor Hugo, e os escritores Elvira Nascimento e Luiz Augusto Milanesi, entre outros. 

– Por ocorrer em um momento importante, em que há muito a se discutir sobre as políticas culturais do Estado,  a intenção é que seja um encontro resolutivo, mais do que um simples fórum de debates – destaca o secretário de Cultura de Bento, Evandro Soares (a pasta assumiu a organização do evento junto com o Conselho Estadual de Cultura).

A programação também terá apresentações da Orquestra Sinfônica do Instituto Tarcísio Michelon e do Grupo Uêba, com a intervenção As Aventuras do Fusca a Vela.  Artistas locais também irão se apresentar antes das palestras, na praça em frente à Casa.

Paralelamente, no Centro de Convenções do Hotel Dall Onder, alguns dos painelistas irão oferecer oficinas voltadas para a comunidade cultural, na quinta e na sexta. 

As inscrições, tanto para os painéis quanto para as oficinas, são gratuitas e podem ser feitas na hora. 

Confira a programação completa aqui.

 Leia também:
"As pessoas estão desesperadas para chamar a atenção", diz Duca Leindecker, que lança CD em Caxias nesta quarta-feira
3por4: promoção vai levar cinco amigos para assistir o Ultramen de graça, em Caxias
Agenda: Humberto Gessinger faz show em Caxias no dia 10 de junho
3por4: Iguatemi Caxias promove workshops gratuitos de maquiagem 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros