Frei Jaime: multiplicar as virtudes é uma responsabilidade - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Opinião11/04/2018 | 06h30Atualizada em 11/04/2018 | 06h30

Frei Jaime: multiplicar as virtudes é uma responsabilidade

O ideal seria ter menos arquibancadas e mais espaços para a necessária movimentação

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! Passos mais lentos... pensamentos intercalados com certas pausas... serenidade e muita esperança: é assim que eu me apresento diante de mais um dia que amanhece! Aos céus uma prece: Senhor, gratidão por tudo! 

"Tem gente que é oceano, uns lagoa, outros riachos. E tem aqueles que são só um copo d’água e ainda conseguem se afogar no próprio ego." 

A vida é repleta de dons. Multiplicar as virtudes é uma responsabilidade particular e intransferível. A grande maioria cresce e faz crescer. Alguns, no entanto, sentam à beira do caminho e lamentam o ruído daqueles que estão passando. O ideal seria ter menos arquibancadas e mais espaços para a necessária movimentação. Toda retrospectiva permite percepções diferenciadas. De fato, tem pessoas que são verdadeiros oceanos: transbordam bondade, provocam admiração, remetem ao infinito. Outras pessoas se assemelham às águas correntes de um rio caudaloso: são ágeis, mas não deixam de ter profundidade. Mas existem, também, os que se assemelham a um copo d’água: dão o mínimo de si, mas tentam aparentar mais do que a própria realidade. 

Conseguem facilmente fazer uma 'tempestade' num simples copo d’água. Levantam a voz desnecessariamente e se ofendem por uma simples palavra. Que a humildade não demore para retornar. Viver com o ego inflado gera muito desconforto e aproxima da dolorida solidão. Se fosse possível escolher, ser oceano é a melhor opção: o que não é bom é arremessado à margem. O oceano guarda o mistério, tem profundidade, permite que a alma se eleve. Para chegar a ser oceano é necessário persistência, leveza, clareza e muitos sonhos. Além disso, é essencial ser humilde, aberto para novas aprendizagens, ter excelente habilidade de perdoar, ser capaz de ficar com o melhor de cada pessoa. Não convém descuidar do ego, pois os estragos poderão tomar proporções grandiosas. Ser oceano ou rio não é difícil, basta ser capaz de silêncio interior, palavras certas, pensamento positivo, distância da ansiedade e contagiante alegria.

 Os dias seguem o curso normal, assim como as águias do rio não deixam de se movimentar. É interessante saber ser oceano, lagoa ou rio. Porém, não convém fazer tempestade num copo d’água. 

Bênçãos! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraços!

Leia também
Veja quem são os 10 mil gaúchos que foram convocados pelo INSS para revisão de benefícios
Serra precisa de investimentos de quase R$ 6 bilhões em logística até 2039, aponta estud

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros