Frei Jaime: aguardar que os outros solucionem os seus problemas é um tanto arriscado - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Opinião16/04/2018 | 06h30Atualizada em 16/04/2018 | 06h30

Frei Jaime: aguardar que os outros solucionem os seus problemas é um tanto arriscado

É importante contar com os outros, mas não é aconselhável só esperar pelos outros

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! Um novo dia, uma nova semana... Começando a segunda quinzena do nosso mês de abril... É sempre muito bom recomeçar... A preguiça tem um grau elevado de esperteza... mas ela nunca será maior do que nossa disposição... Então, 'saltando' para dar conta de tudo! 

"Se você procura uma pessoa que possa mudar sua vida, olhe-se no espelho." 

O ser humano carrega consigo a dimensão social: viver é conviver. Todas as pessoas estão habilitadas à sociabilidade. Ninguém é independente, ao ponto de não precisar de ninguém. Um precisa do outro e, assim, ambos acabam se completando. Receber a ajuda de uma outra pessoa é confortante e estimulante. No entanto, a primeira e mais importante ajuda advém do encontro consigo mesmo. Cruzar os braços e aguardar que os outros solucionem os seus problemas é um tanto arriscado, pode não dar em nada. 

O espelho é revelador: permite que cada um se redescubra como protagonista da própria existência. É importante contar com os outros, mas não é aconselhável só esperar pelos outros. A autonomia quanto à responsabilidade para com a própria existência é indispensável. Não se trata de cada um pensar somente em si. Há uma corresponsabilidade que perpassa os dias, as mais profundas buscas e as necessárias conquistas. Porém, a tomada de decisão é sempre um ato solitário, um encontro consigo mesmo, sem nenhuma máscara ou um elenco de desculpas. 

A quantidade de amigos é um belo patrimônio. Contudo, em algumas situações, eles poderão apenas ficar por perto, mas o primeiro e único responsável será você mesmo. É importante recordar que as mudanças mais pontuais e profundas, só aconteceram quando houve uma decisão, tendo por alicerce a convicção. A vida é simplesmente maravilhosa, mas exigente. Ela é muito mais do que causa e consequência. Cada pessoa carrega consigo um mistério, algo não explicável por palavras, mas fundamental para dar consistência e resistência, diante das mais diversas situações. 

O conhecimento sempre será necessário para confirmar algumas escolhas. Mas a sabedoria é imprescindível. Os sábios são simples e, ao mesmo tempo, conseguem ser extremamente profundos. Somente quem tem profundidade muda a própria vida. 

Bênçãos! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraços!

Leia também
Veja quem são os 10 mil gaúchos que foram convocados pelo INSS para revisão de benefícios
Serra precisa de investimentos de quase R$ 6 bilhões em logística até 2039, aponta estud

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros