Exposição "Seres Imaginários", de Kira Luá, abre nesta sexta no Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Arte12/04/2018 | 11h11

Exposição "Seres Imaginários", de Kira Luá, abre nesta sexta no Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul

Na mostra, a artista propõe reflexão a respeito de liberdade e padrões

Exposição "Seres Imaginários", de Kira Luá, abre nesta sexta no Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul Acervo pessoal/divulgação
Nas esculturas, artista propõe reflexão sobre liberdade e padrões Foto: Acervo pessoal / divulgação

É impossível dizer ao certo de onde vêm as criaturas que irão habitar a Galeria de Artes do Centro de Cultura Ordovás, em Caxias do Sul, a partir desta sexta-feira (13). A única certeza é que são fruto da imaginação mais do que fértil de Kira Luá, que há 15 anos deixou a capital paulista para viver em Canela, onde desenvolve seu trabalho voltado para a arte. Em Seres Imaginários, ela apresenta uma série de esculturas com as quais propõe uma reflexão a respeito de temas como liberdade e padrões, entre outros.

– Proponho uma interação com o espectador por meio da qual possam trabalhar o imaginário e a liberdade, ser livre, sair um pouco dos padrões, fazer um questionamento sobre a liberdade de você poder estar imaginando as coisas como bem entender – salienta Kira, que atualmente reside em uma propriedade na Linha São João, a sete quilômetros do Centro da cidade, com o sugestivo nome Sítio Solar Azul do Galo Cantante.

A mostra é resultado de um trabalho surgido há oito anos. Seres Imaginários reúne esculturas construídas a partir de materiais como papel machê, resina, cerâmica e ferro. Além da escultura, Kira entra em territórios da pintura, da fotografia e do vídeo. Tudo muito colorido e lúdico. Algumas cabem na palma da mão. Outras têm dois metros de altura. Pouco (ou quase nada) parecidas com qualquer criatura do mundo real.

– Parecem de um mundo fantástico, meio surreal, com referência ao fundo do mar. Algumas pessoas falam que são de outro planeta – diz Kira.

Por isso, a única ordem para quem for visitar a exposição até o dia 6 de maio é imaginar.

– É um posicionamento quase que político meu, porque saio dos padrões de seguir formas – salienta a artista.

Para a abertura, ela planeja uma performance com o intuito de fazer os participantes criarem um universo imaginário em conjunto com suas obras.

A artista Kira Luá e peças da exposição Seres Imaginários.
Foto: Acervo pessoal / divulgação

Programe-se
:: O quê:
exposição Seres Imaginários, de Kira Luá.
:: Quando: abertura sexta-feira, às 19h. Visitação até 6 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h, e aos sábados, domingos e feriados, das 16h às 22h.
:: Onde: Centro de Cultura Ordovás (Rua Luiz Antunes, 312, bairro Panazzolo, Caxias do Sul)
:: Quanto: entrada gratuita.

Atividades paralelas
:: Dia 28
, às 15h30min, haverá uma oficina de criatividade. Inscrições até o dia 25, pelo e-mail kira.artes@gmail.com. R$ 15.
:: Dia 28, haverá uma visita guiada pela artista pela exposição, às 18h. Inscrições até 25 de abril pelo e-mail uniartes@caxias.rs.gov.br. Entrada franca. Vagas limitadas.

Leia também
3por4: Iniciativa registra sonhos de pessoas na Praça Dante Alighieri, em Caxias
Orquestra Sinfônica da UCS destaca trompete em concerto nesta quinta, em Caxias
Livro "A Árvore de Colher Estrelas" será lançado na sexta-feira, em Caxias do Sul

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros