Escritora Rejane Romani Rech será a patrona da 34ª Feira do Livro de Caxias - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Literatura06/04/2018 | 08h37Atualizada em 06/04/2018 | 13h26

Escritora Rejane Romani Rech será a patrona da 34ª Feira do Livro de Caxias

Autora de seis livros, ela terá a companhia da professora Magda Regina Corsetti Torresini, escolhida como amiga do livro

Escritora Rejane Romani Rech será a patrona da 34ª Feira do Livro de Caxias Diogo Sallaberry/Agencia RBS
Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS
Maristela Scheuer Deves
Maristela Scheuer Deves

maristela.deves@pioneiro.com

Pelo terceiro ano consecutivo, a Feira do Livro de Caxias do Sul terá uma mulher como patrona: a escritora Rejane Romani Rech. O nome foi anunciado pela comissão organizadora da programação, que ocorre de 29 de setembro e 14 de outubro, na Praça Dante Alighieri.

— É uma emoção maravilhosa. Sempre dei muita importância para a literatura, meu dia a dia se faz de palavras, e será muito bom poder levar isso à Feira — diz Rejane, que já havia sido cotada para o patronato nas edições anteriores.

Autora de seis livros, ela lançou o mais recente deles, Quase Autobiografia, no ano passado. Na ocasião, declarou que esse livro era diferente dos anteriores, que estava nele por inteiro, e contou que a proximidade do 60º aniversário a fizera repensar sua história. Em tom de conversa, de crônica, os textos desvelam uma Rejane que ama a vida, os livros, os filhos. Que se casou aos 19 anos, foi mãe aos 23. Que aos 36, pouco tempo depois de abrir mão do magistério, descobriu a escrita como um novo rumo, e aos 47 — após vencer vários concursos literários — publicou seu primeiro livro, Amor de Estudante, logo adotado em vários colégios.

— Foi uma realização. Parecia que Deus estava me dizendo, "Rejane, eu te tirei das escolas, mas te trouxe de volta a elas".

Professora por formação, Rejane, 61 anos, lecionou inglês e literatura e sempre leu muito ("o professor tem de ler"), mas a escrita surgiu depois da aposentadoria, ocorrida aos 35 anos por motivos de saúde, que ela começou a escrever. É autora também de Sutilezas, reunião de 120 pequenos textos que lançam um olhar aguçado e poético sobre situações e cenários cotidianos, da novela Amor de Estudante, das coletâneas de contos Antes que Seja Tarde e Sê Como Sândalo e do romance Mulheres e Destinos. Atualmente, conta a patrona, ela está trabalhando em alguns contos, mas por enquanto não há novos livros programados.

Leitora voraz, Rejane é fã, entre outros autores, de Clarice Lispector, Vargas Llosa, Inês Pedrosa, Elena Ferrante e Rosamund Pilcher. 

Rejane terá a companhia, durante a Feira do Livro, da professora Magda Regina Corsetti Torresini, eleita a amiga do livro.  Magda, 72 anos, é formada em Letras pela Universidade de Caxias do Sul (Língua e Literatura Portuguesa) e Língua Francesa pela Nancy Universitè. Deu aulas durante 50 anos no Colégio São Carlos e ainda leciona para pré-vestibular com grupos de redação, além de fazer correção e orientação de monografias, teses e livros. A amiga do livro participa ainda da Liga Feminina de Combate ao Câncer e faz parte da Comissão Social da Festa da Uva 2019

Ex-patronos

Confira os patronos das últimas edições da Feira do Livro de Caxias do Sul:

2017 - Natalia Borges Polesso

2016 - Lisana Bertussi

2015 - Uili Bergamin

2014 - Frei Jaime Bettega

2013 - Carlos Henrique Iotti

2012 - Gilmar Marcílio

2011 - Marco de Menezes

2010 - Marcos Fernando Kirst

2009 - Maria Helena Balen

2008 - Eduardo Dall'Alba

2007 - Paulo Ribeiro

2006 - Dr. Flávio Loureiro Chaves

2005 - Cleodes Piazza Júlio Ribeiro

2004 - Armindo Trevisan

2003 - Carlos Urbim

2002 - Jayme Paviani

2001 - Luiz Antônio de Assis Brasil

2000 - Gerd Bornheim

Leia também:
Livro de contos "Na Língua Delas" será lançado nesta sexta-feira, em Caxias do Sul
Agenda: Nando Reis faz show em Caxias do dia 29 de abril
"Corpo Oculto": Elisa Zattera reflete sobre a existência humana em exposição na Galeria Gerd Bornheim, em Caxias


 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros