Dia da Criatividade ganha programação neste sábado em Caxias do Sul - Cultura e Tendência - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Agende-se20/04/2018 | 14h15Atualizada em 20/04/2018 | 14h15

Dia da Criatividade ganha programação neste sábado em Caxias do Sul

Caxias do Sul se alia às atividades do Dia Mundial da Criatividade

Dia da Criatividade ganha programação neste sábado em Caxias do Sul Juan Barbosa/Agencia RBS
Oficinas de origami estão entre as atividades oferecidas gratuitamente; para participar, é preciso se inscrever no site da programação Foto: Juan Barbosa / Agencia RBS
Maristela Scheuer Deves
Maristela Scheuer Deves

maristela.deves@pioneiro.com

Que tal aproveitar este sábado para aprender algo novo? 

Essa é a proposta do Dia Mundial da Criatividade, que, no Brasil, terá atividades em 13 cidades, entre elas Caxias do Sul. Por aqui, a programação ocorre na Biblioteca Parque Largo da Estação, numa iniciativa da Escola Caxias Criativa, e terá palestra, visita guiada e diversas oficinas, como origami, bordado, escrita de cartas, ioga e criatividade no Instagram. Tudo gratuito.

— Nosso público vai de crianças a idosos — diz Vanessa Kukul, líder local do Dia da Criatividade e diretora de conexões e relacionamento da Escola Caxias Criativa.

Vanessa lembra que a criatividade está presente nas mais diversas áreas, não apenas naquelas normalmente a elas associadas, como as artes ou o artesanato:

— Muitas vezes a criatividade é o motor da indústria, como por exemplo no design de uma peça — lembra, acrescentando que nos cursos promovidos pela escola há alunos de áreas tão variadas quanto histórias em quadrinhos, salão de beleza, advocacia e comércio de sapatos.

Gabriela Oliveira, diretora de experiências na escola, lembra que a criatividade precisa ser acompanhada de estratégia:

— É preciso ter método, processo.

Sobre o Dia da Criatividade, as duas destacam que ele já havia tido duas edições em São Paulo, mas ganhou dimensão maior a partir de uma resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), datada do ano passado, que declarou o dia 21 de abril como Dia Mundial da Criatividade e Inovação. Assim, atividades isoladas foram unificadas e ganharam uma data comum.

Nacionalmente, o Dia da Criatividade é organizado pela ProjectHub, em parceria com a IdeaFixa.

Como participar

:: As atividades do Dia Mundial da Criatividade em Caxias ocorrem das 9h às 17h, na Biblioteca Parque Largo da Estação (junto à antiga Estação Férrea).

:: As atividades são gratuitas, mas as vagas são limitadas (50 na palestra e 20 para cada oficina); por isso, é necessário se inscrever pelo site www.diamundialdacriatividade.com.br.

:: No site, selecione "Caxias do Sul" e, depois, a oficina desejada, seguindo as instruções do próprio site. Na hora, só serão aceitos participantes se sobrarem vagas.

Você sabia?

:: Segundo um mapeamento feito em 2016 pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), a participação da chamada economia criativa no PIB brasileiro vem crescendo, e atualmente chega a 2,64%.

:: Apenas no último ano contabilizado pela pesquisa, a área gerou uma riqueza de R$ 155,6 bilhões.

:: Entre os Estados, o Rio Grande do Sul ocupa o 5º lugar no ranking de maior participação do "PIB criativo" no PIB total: 1,9% (o maior é o de São Paulo, que chega a 3,9%).

:: Quanto ao número de profissionais empregados pela economia criativa, há dois dados de diferentes estudos: conforme relatório de 2010 do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), seriam 575 mil pessoas; para a Firjan, em 2015 os profissionais criativos já somavam 815,2 mil.

:: Além de mais recente, o mapeamento da Firjan é mais abrangente: enquanto o Ipea contabiliza apenas áreas mais tradicionalmente vistas como criativas, entre as quais publicidade, arquitetura, design, filme e vídeo, produção musical, artes visuais, arte performática e publicações, a Firjan inclui setores como moda, análise de mercado, gastronomia e até biotecnologia.

Leia também:
Violeiros e gaiteiros se reúnem para tocar ritmos do Sul e do Sudeste no show "Da Serra ao Cerrado", em Caxias
Agenda: Espetáculo "Lendas de Enganar a Morte" será apresentado nesta sexta, sábado e domingo, em Caxias
3por4: Duca Leindecker é atração em Caxias no dia 9 de maio

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros