Com destaque para o chafariz, saiba como será a estrutura da 34ª Feira do Livro de Caxias do Sul - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Cultura na praça09/04/2018 | 12h47Atualizada em 09/04/2018 | 13h06

Com destaque para o chafariz, saiba como será a estrutura da 34ª Feira do Livro de Caxias do Sul

Programação terá 16 dias, de 29 de setembro a 14 de outubro

Com destaque para o chafariz, saiba como será a estrutura da 34ª Feira do Livro de Caxias do Sul reprodução/reprodução
Projeto foi elaborado por arquitetos da Seplan com o objetivo de melhorar a circulação dos visitantes Foto: reprodução / reprodução

A pouco menos de seis meses para o início da 34ª Feira do Livro de Caxias do Sul, a Secretaria Municipal da Cultura (SMC) apresentou, na manhã desta segunda-feira, alguns detalhes do evento, programado para ocorrer de 29 de setembro a 14 de outubro, na Praça Dante Alighieri, no Centro. Com o tema Ler para Ser, a Feira contará com 45 livreiros, distribuídos no centro e nas laterais da praça, além de salas para sessões de autógrafos, espaços de leitura, um café e dois palcos para apresentações temáticas.

Leia mais
Escritora Rejane Romani Rech será a patrona da 34ª Feira do Livro de Caxias

Veja mais imagens da estrutura:

Uma das principais novidades deste ano é a integração do chafariz ao projeto, elaborado pelos arquitetos da Secretaria do Planejamento Tiago Marcon e João Henrique Ramos. Em edições anteriores, a fonte era coberta por um tablado, que chegou a abrigar o café e o leiturário. Inaugurado em 1937 e reinaugurado em 22 de dezembro de 2017, neste ano o chafariz permanecerá aparente, já que não haverá bancas em seu entorno. 

Outra mudança para a Feira de 2018 é a transferência da área infantojuvenil para a alameda da Rua Marquês do Herval. Será a primeira vez que esse trecho da praça fará parte do evento. Em anos anteriores, o espaço destinado a crianças e adolescentes ficava na calçada da Dr. Montaury, em frente à Casa da Cultura.

A 34ª Feira do Livro terá ainda dois lounges junto aos bustos de Dante Alighieri e Júlio de Castilhos. As áreas foram criadas com o objetivo de proporcionar aos visitantes espaços de leitura. Durante os 17 dias de programação, a Av. Júlio de Castilhos será parcialmente fechada entre as ruas Marquês do Herval e Dr. Montaury para receber ônibus de escolas. Outros atrativos são as áreas do Sesc e do Sesi, em frente à Catedral Diocesana, na Rua Sinimbu.

As alterações, segundo a diretora do Departamento do Livro e da Leitura e da SMC, Maria Cristina Tiburi Pisoni, foram pensadas para melhorar o fluxo dos visitantes:

— Precisávamos dar uma cara nova, um novo ar, uma nova circulação para a Feira.

Com exceção do chafariz, toda a área de circulação da Feira será coberta com estruturas em lona. O trânsito de veículos na Dr. Montaury não será bloqueado, mas fiscais de trânsito auxiliarão os pedestres na travessia até a Casa da Cultura, onde também haverá atividades como bate-papos com escritores.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 09/04/2018. Coletiva de imprensa sobre a 34ª Feira do Livro de Caxias do Sul apresenta o mapa com a distribuição das bancas e anuncia a escritora Rejane Romani Rech como patrona e a professora Magda Regina Corsetti Torresini como Amiga do Livro. (Diogo Sallaberry/Agência RBS)
A diretora do Departamento de Leitura da SMC, Maria Cristina Tiburi Pisoni, e as homenageadas deste ano, Magda Torresini (no centro) e Rejane Romani Rech (à direita)Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

Além de divulgar detalhes da estrutura do evento, a coletiva de imprensa desta segunda-feira também apresentou oficialmente as homenageadas desta edição: a patrona, Rejane Romani Rech, e a amiga do livro, Magda Torresini.

Em 2017, 230 mil pessoas visitaram a 33ª Feira do Livro de Caxias do Sul. A expectativa para este ano é superar o número em pelo menos 10%.

Leia também
Festival de Danças Tradicionais reúne mais de 10 mil pessoas em Caxias do Sul
Agenda: Confira a programação desta segunda do Téti Festival
3por4: Saiba como foi a gravação do DVD da banda Blackbirds, em Bento

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros