Caxias sedia Congresso de Espiritualidade no próximo dia 5 - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Inscrições abertas27/04/2018 | 15h00Atualizada em 27/04/2018 | 15h00

Caxias sedia Congresso de Espiritualidade no próximo dia 5

Entre os palestrantes estão reitor da Unipaz e jornalista que é a "voz" do Papa em português

Caxias sedia Congresso de Espiritualidade no próximo dia 5 Marco Favero/Agencia RBS
Roberto Crema, da Unipaz, abordará o tema "Novos Olhares para a Construção de um Novo Amanhã" Foto: Marco Favero / Agencia RBS
Maristela Scheuer Deves
Maristela Scheuer Deves

maristela.deves@pioneiro.com

Num mundo corrido como o atual, um aspecto importantíssimo acaba, por vezes, deixado de lado: a espiritualidade. Buscando resgatar essa dimensão, Caxias do Sul sedia no próximo sábado, dia 5, o 2º Congresso Nacional de Espiritualidade. Entre os palestrantes desta edição estão nomes como o diretor de comunicação do Vaticano, Silvonei José, o filósofo e teólogo Jorge Trevisol e o futurista Thiago Mattos.

— O congresso existe para que as pessoas contem com a sua dimensão espiritual. Se elevem, ampliem horizontes, acessem o melhor de si, e a partir de uma experiência amorosa propaguem o amor e a paz — diz Rélim Hahn, organizadora do evento.

Leia mais:
"Um cristão deve ser alegre", diz Silvonei José, "a voz do Papa" em português
"Mudar o mundo é mudar o olhar", diz reitor da Unipaz, que estará em Caxias em maio

Ela acrescenta que a programação não é voltada a uma religião específica, mas sim à construção de um mundo melhor, com foco no coletivo. Um dos participantes da edição passada, Gustavo Arns, de Curitiba (onde promove o Congresso Internacional de Felicidade, que terá nova edição em novembro), também vê uma confusão grande entre espiritualidade e religiosidade:

— Espiritualidade pode ou não estar relacionada à religião, há pessoas altamente espiritualizadas que não seguem nenhuma. Até porque se você for buscar na essência das diferentes religiões vai encontrar essencialmente amor, compaixão, e a espiritualidade trata desses sentimentos.

Sobre a importância de um encontro como esse, Arns — com a experiência de quem foi palestrante e público — defende que um encontro como esse é de vital necessidade para a sociedade.

— Damos muita importância a tudo que é material e esquecemos totalmente do espiritual. Daí temos a sociedade que temos hoje, em que há doutores em diversas áreas do conhecimento que são completos analfabetos emocionais, ou megaempresários que não conseguem perceber as feridas sociais — diz, acrescentando que aprendeu muito na edição passada e vai marcar presença nesta também.

O Congresso Nacional de Espiritualidade é uma realização da Spiritualitá.

Agende-se

O quê: 2º Congresso Nacional de Espiritualidade.

Quando: dia 5 de maio, das 8h às 18h30min.

Onde: no UCS Teatro, em Caxias do Sul.

Quanto: R$ 229, à venda nas lojas Drops de Menta, Amêndoa Doce e Serrana Tecnologia Integrada e no site bit.ly/2CongressoNDE. É possível parcelar em 3x nos pontos de venda e em 10x no site (há taxas).

Palestras e palestrantes:

:: Você Vibra com Seu Propósito? - com Jorge Trevisol, filósofo, teólogo, mestre em Psicologia e Espiritualidade e doutor em Educação

:: A Espiritualidade na Era Digital - com Thiago Mattos, e escritor e futurista

:: Novos Olhares para a Construção de um Novo Amanhã - com Roberto Crema, antropólogo, psicólogo, mestre em Ciências Humanas e Sociais e reitor da Unipaz

:: Os Pilares do Papa Atual - com Silvonei José, diretor de comunicação do Vaticano e "voz" brasileira do Papa Francisco.

:: Mesa redonda O Amor que o Mundo Esqueceu / Como Retecer a Esperança por Dias Melhores? - com frei Jaime Bettega (mestre e doutorando em Espiritualidade nas Organizações), Fernando de Lucca (psicólogo, professor universitário e conferencista) e Nivaldo Pereira (jornalista e astrólogo).

Leia também:
Entrevista: o Xodó da novela "O Outro Lado do Paraíso" fala sobre vida e carreira
Panamá para todos  os gostos: conheça um pouco mais sobre o país
Dica de livro: "Festa no Covil", de Juan Pablo Villalobos
"É um show mais intimista, diferente de um show com banda", diz Nando Reis, atração em Caxias

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros