Caxias sedia Congresso de Espiritualidade no próximo dia 5 - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Inscrições abertas27/04/2018 | 15h00Atualizada em 27/04/2018 | 15h00

Caxias sedia Congresso de Espiritualidade no próximo dia 5

Entre os palestrantes estão reitor da Unipaz e jornalista que é a "voz" do Papa em português

Caxias sedia Congresso de Espiritualidade no próximo dia 5 Marco Favero/Agencia RBS
Roberto Crema, da Unipaz, abordará o tema "Novos Olhares para a Construção de um Novo Amanhã" Foto: Marco Favero / Agencia RBS
Maristela Scheuer Deves
Maristela Scheuer Deves

maristela.deves@pioneiro.com

Num mundo corrido como o atual, um aspecto importantíssimo acaba, por vezes, deixado de lado: a espiritualidade. Buscando resgatar essa dimensão, Caxias do Sul sedia no próximo sábado, dia 5, o 2º Congresso Nacional de Espiritualidade. Entre os palestrantes desta edição estão nomes como o diretor de comunicação do Vaticano, Silvonei José, o filósofo e teólogo Jorge Trevisol e o futurista Thiago Mattos.

— O congresso existe para que as pessoas contem com a sua dimensão espiritual. Se elevem, ampliem horizontes, acessem o melhor de si, e a partir de uma experiência amorosa propaguem o amor e a paz — diz Rélim Hahn, organizadora do evento.

Leia mais:
"Um cristão deve ser alegre", diz Silvonei José, "a voz do Papa" em português
"Mudar o mundo é mudar o olhar", diz reitor da Unipaz, que estará em Caxias em maio

Ela acrescenta que a programação não é voltada a uma religião específica, mas sim à construção de um mundo melhor, com foco no coletivo. Um dos participantes da edição passada, Gustavo Arns, de Curitiba (onde promove o Congresso Internacional de Felicidade, que terá nova edição em novembro), também vê uma confusão grande entre espiritualidade e religiosidade:

— Espiritualidade pode ou não estar relacionada à religião, há pessoas altamente espiritualizadas que não seguem nenhuma. Até porque se você for buscar na essência das diferentes religiões vai encontrar essencialmente amor, compaixão, e a espiritualidade trata desses sentimentos.

Sobre a importância de um encontro como esse, Arns — com a experiência de quem foi palestrante e público — defende que um encontro como esse é de vital necessidade para a sociedade.

— Damos muita importância a tudo que é material e esquecemos totalmente do espiritual. Daí temos a sociedade que temos hoje, em que há doutores em diversas áreas do conhecimento que são completos analfabetos emocionais, ou megaempresários que não conseguem perceber as feridas sociais — diz, acrescentando que aprendeu muito na edição passada e vai marcar presença nesta também.

O Congresso Nacional de Espiritualidade é uma realização da Spiritualitá.

Agende-se

O quê: 2º Congresso Nacional de Espiritualidade.

Quando: dia 5 de maio, das 8h às 18h30min.

Onde: no UCS Teatro, em Caxias do Sul.

Quanto: R$ 229, à venda nas lojas Drops de Menta, Amêndoa Doce e Serrana Tecnologia Integrada e no site bit.ly/2CongressoNDE. É possível parcelar em 3x nos pontos de venda e em 10x no site (há taxas).

Palestras e palestrantes:

:: Você Vibra com Seu Propósito? - com Jorge Trevisol, filósofo, teólogo, mestre em Psicologia e Espiritualidade e doutor em Educação

:: A Espiritualidade na Era Digital - com Thiago Mattos, e escritor e futurista

:: Novos Olhares para a Construção de um Novo Amanhã - com Roberto Crema, antropólogo, psicólogo, mestre em Ciências Humanas e Sociais e reitor da Unipaz

:: Os Pilares do Papa Atual - com Silvonei José, diretor de comunicação do Vaticano e "voz" brasileira do Papa Francisco.

:: Mesa redonda O Amor que o Mundo Esqueceu / Como Retecer a Esperança por Dias Melhores? - com frei Jaime Bettega (mestre e doutorando em Espiritualidade nas Organizações), Fernando de Lucca (psicólogo, professor universitário e conferencista) e Nivaldo Pereira (jornalista e astrólogo).

Leia também:
Entrevista: o Xodó da novela "O Outro Lado do Paraíso" fala sobre vida e carreira
Panamá para todos  os gostos: conheça um pouco mais sobre o país
Dica de livro: "Festa no Covil", de Juan Pablo Villalobos
"É um show mais intimista, diferente de um show com banda", diz Nando Reis, atração em Caxias

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros