3por4: Escritor vacariense lança livro sobre o Nenhum de Nós - Cultura e Tendência - Pioneiro

Versão mobile

 

Literatura04/04/2018 | 16h00Atualizada em 04/04/2018 | 16h00

3por4: Escritor vacariense lança livro sobre o Nenhum de Nós

Glaucir Ferreira Borges analisa influência latina na obra da banda

3por4: Escritor vacariense lança livro sobre o Nenhum de Nós Raul Krebs/Divulgação
Banda faz show em Caxias no dia 15 de abril Foto: Raul Krebs / Divulgação

O fim de semana dos dias 14 e 15 de abril será movimentado para os fãs caxienses do Nenhum de Nós. Se o domingo está reservado para conferir o lançamento do novo EP da banda, Doble Chapa, em apresentação no UCS Teatro; o sábado será para conhecer uma obra literária que ajuda a entender justamente o caminho que deságua nesse último trabalho, uma homenagem às raízes latinas da banda. No dia 14, a partir das 10h, o jornalista e escritor vacariense Glaucir Ferreira Borges estará na Do Arco Da Velha Livraria e Café (Rua Dr. Montaury, 1570) para lançar o livro Extraño - Interações estético-culturais com a América Latina. Publicada pela editora AGE, a obra é resultado da dissertação de mestrado do escritor e narra como a influência de músicos e escritores da América Latina se materializa nas canções do Nenhum de Nós. 

Leia mais:
3por4: Nenhum de Nós vai lançar EP em Caxias, no dia 15 de abril

A pesquisa de Glaucir cita, por exemplo, a clara referência à metáfora do espelho do escritor argentino Jorge Luís Borges presente na canção O Espelho do Cego, do disco Extraño (1990). O livro disseca ainda outros artistas que guiam a obra da banda, de Pablo Neruda e Gabriel García Márquez a Fito Paez e Charly García. Já em Doble Chapa, disco que o Nenhum vem lançar em Caxias um dia depois do livro de Glaucir, as influências se renovam. O uruguaio Fede Lima (do projeto SOCIO) surge como coautor do single Uma Vida Ordinária, gravado em espanhol. 

O vocalista Thedy Corrêa assina o prefácio do livro de Glaucir justamente enfatizando essa faceta latina da banda. “A música que se produz no Rio Grande do Sul, em especial o nosso rock, compartilha com os uruguaios e argentinos um forte componente emocional. Algo como o lado trágico do tango”.

Glaucir Ferreira Borges lança livro Extraño - Interações estético-culturais com a América Latina, sobre a obra da banda NBenhum de Nós
Foto: Reprodução / Reprodução

Leia também:
3por4: Teco Martins apresenta disco solo em Caxias no dia 22 de abril
3por4: Leo Chaves, da dupla Victor & Leo, palestra em Bento Gonçalves
Téti Festival terá 12 dias de atrações culturais para crianças, em Caxias do Sul
3por4: Grife florense Costurra lança coleção Outono/Inverno 

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros